Total de visualizações de página (desde out/2009)

sábado, 6 de abril de 2013

Sociologia e Positivismo de Auguste Comte

   Nascido na França, em 1789, Auguste Comte foi um dos mais importantes filósofos franceses.Em meio a diversas transformações sociais resultantes de acontecimentos como a Revolução Industrial, Comte funda uma nova ciência, chamada de física social ou sociologia, que tinha como principal objetivo compreender,explicar e transformar a sociedade.
   Além de fundar a sociologia, Auguste Comte fundou o Positivismo, doutrina filosófica e sociológica.Opondo-se à forma de pensar abstrata e metafísica,baseada no Iluminismo, o Positivismo defendia o saber baseado no que é útil, concreto e na experiência."O real frente ao quimérico, o útil frente ao inútil,o certo frente ao incerto", o Positivismo baseava-se na superação da filosofia, que não se desligou das abstrações, por uma ciência do real.
   Uma das principais ideias do Positivismo é a Lei do Três Estados, relacionada à construção do conhecimento. O primeiro estágio dessa Lei seria o teológico, o segundo o metafísico e o terceiro o positivo.      Segundo Comte, esses são estágios necessários ao amadurecimento das formas de entendimento e explicação do mundo e sua ambição era a de que a compreensão da sociedade chegasse ao estágio positivo.
   Para Comte, a ordem era uma pré-condição ao progresso da sociedade e esse uma pré-condição para a ordem, ou seja, o movimento era cíclico, com padrão. Ainda segundo Comte, as elites deveriam ser educadas de modo abrangente, pois elas que iriam governar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário