Total de visualizações de página (desde out/2009)

sábado, 6 de abril de 2013

Apenas 15 letras estampadas


Apenas 15 letras estampadas.

 Comte propôs em seus estudos o Estado Positivo.  Ele acreditava que o homem, após passar pelos estágios teológico e metafísico, poderia alcançar um estágio no qual o espírito humano estivesse maduro o bastante para seguir uma ordem racional garantida pela observação da sociedade.  Deixando de lado o modelo antigo de fazer filosofia, Comte tentou explicar que o mesmo não levava o indivíduo a questões concretas e apenas divagava em abstrações estéreis.
Se seguíssemos a ordem de Comte, todos os homens agiriam de forma solidária, fazendo sua parte na sociedade e aceitando sua posição na mesma. Assim como as formigas, cada um teria uma função e, se por ventura alguém tentasse quebrar essa ordem, o colapso se estabeleceria. Todas as camadas sociais receberiam educação e uma divisão intelectual seria feita visando o encadeamento das diversas ciências positivas.
O Brasil, tentando seguir esse modelo de Comte, tentou estabelecer na Ditadura Militar a “Ordem” e o “Progresso”.  A “Ordem”, definida pela “estática” são as instituições como a família e a escola que mantém o equilíbrio da sociedade, e o “Progresso”, definido como “dinâmica” é a evolução do conhecimento, o desenvolvimento. Infelizmente, essa tentativa foi tão estéril quanto a antiga filosofia e hoje o que sobrou dessa teoria de Comte foram apenas essas 15 letras estampadas na nossa bandeira Nacional.
É triste afirmar que o que sobrou do positivismo de Comte foi distorcido em mentes preconceituosas e transformado em conservadorismo negativo em bocas de pessoas como Feliciano, Malafaia e muitos outros homofóbicos que acreditam que o casamento gay é responsável pela quebra da “ordem” social . Além disso, o que até as formigas conseguem fazer, o homem está longe de conseguir, por isso, continua insistindo nos pensamentos primitivos e nos debates “gregos” que não chegarão a lugar nenhum.



Nenhum comentário:

Postar um comentário