Total de visualizações de página (desde out/2009)

sábado, 6 de abril de 2013

Primeiro a Ordem, depois o Progresso


O positivismo foi uma corrente filosófica cujas ideias remontam a Bacon e Descartes, sendo depois melhor desenvolvida por Augusto Comte.
Comte defende um método para chegar o ápice do conhecimento. Neste método, ele explica que deve-se passar por três fases: a teológica, a metafísica e, a última, o estado positivo, sendo todas extremamente importantes. Desta forma, ele propõe uma reforma da educação, rompendo com o isolamento das ciências e afirmando que a filosofia positiva necessita da combinação de várias ciências. Para ele, a filosofia positiva é a base para a organização de uma sociedade moderna, tendo como objetivo o estabelecimento da Ordem, que é o pressuposto do Progresso, ou seja, para que haja um Estado forte, é necessário que haja, antes disso, fortes instituições, havendo a necessidade, portanto de uma ordem social. 
É uma corrente filosófica um tanto quanto criticada. Seus filósofos são vistos por alguns como sendo muito conservadores, uma vez que negam a mobilidade social e defendem que cada um deve exercer o papel que lhe cabe na sociedade, para que assim, a ordem seja mantida. Logo, vê-se que esta é uma corrente com traços elitistas, uma vez que a única preocupação é o progresso do Estado, a manutenção do poder para que este continue progredindo, e não propriamente cada ser individual da sociedade.

Não se pode, contudo, condenar esta linha filosófica ou o pensamento comtiano, já que apesar de elitista, ele também prega o desenvolvimento técnico da ciência e teve grande importância tanto para a filosofia, quanto para a História. Exemplo disso foi a forte influência do positivismo na independência do Brasil, o que constata-se ao ver a bandeira do país. Sendo assim, o Positivismo deve ser encarado sem preconceitos, não podendo ser visto como “certo” ou “errado”, mas sim como uma corrente filosófica de grande relevância.

Steffani de Souza (1º ano Direito noturno)

Nenhum comentário:

Postar um comentário