Total de visualizações de página (desde out/2009)

sábado, 6 de abril de 2013

            A busca do equilíbrio perfeito

  A existência humana é baseada em princípios que na maioria das vezes seguem determinados preceitos e que se foram burlados causarão a desordem social. Essa linha de pensamento reflete a base da teoria positivista de que é necessário ordem para o bom funcionamento da sociedade.
  Como um dos principais difusores da positivismo temos Augusto Comte que pregava a descoberta do conhecimento por meio da ciência e os avanços tecnológicos como ferramenta de evolução da sociedade. Sociologicamente, Comte defendia a ideia de que cada indivíduo já nasce com um papel social definido e que é necessário manter esse papel intacto para não causar uma desordem público.
  Analisando tecnicamente suas ideias, será que encontraríamos, então, um Comte preconceituoso? Dependendo de como o interpretarmos veremos um Comte preocupado com o bom funcionamento do mundo, no entanto, também poderíamos encontrar um grande conservador, que prega que quem nasce para ser latão nunca poderá ter status de diamante.
  É relevante, porém, respeitarmos seu ponto de vista e tentarmos compreender o contexto histórico em que sua ideias foram formuladas. É inegável também que seu pensamento causou e ainda causa grande influência nas relações politicas contemporâneas, pois tenta manter o equilíbrio social, sendo um dos objetivos que todos os Estados almejam.

 Ana Carolina Alberganti Zanquetta, 1º ano Direito Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário