LEI DAS PAIXÕES HUMANAS
A física social de Augusto Comte denota o que se
representa como a análise da sociedade vigente, de forma que, ao utilizá-la,
possamos compreender qualquer momento social.
Comte a expôs sob três estágios, os quais
considerava de eminente importância para compreender a dimensão que o homem
atual pôde alcançar.Distinguem-se em teológico, metafísico e positivo.Sintéticamente,
o teológico toma as dimensões de uma análise dos fenômenos sociais embasados em
critérios místicos, religiosos. O estado metafísico remonta a idéia de transição
entre o espaço teológico e o positivo. Este ultimo,portanto, vigora sobre o que
mais convém à sociedade. Concebê-la de forma racional e empírica, conseguindo
analisá-la concretamente e explanar os fenômenos
nela ocorrente por meio de leis. Dessa maneira, torna-se a filosofia positiva
completamente mecanicista, incorrendo no erro de excluir as características internas
do ser, a mutabilidade de seus costumes e a essência de suas paixões.
Outro ponto ressaltado pela obra e ainda vigente no
pensamento moderno concentra-se o caráter organicista de sua filosofia. Dividindo
as partes de qualquer objeto ( preferência a sociedade, pois é esta que o autor
considera como sendo de precípua significação) busca entende-lo profundamente e
a posteriori, conjugá-lo no vasto conhecimento mundano, de forma a exercê-lo em
um conjunto de objetos. Assim não nos abstenhamos em assumir sua suma importância,
visto que, ao analisarmos unicamente uma parte de uma dada matéria, eximimo-nos
do que ela realmente o é no seu conjunto social, embora consigamos, por vezes,
conhecer sua essência, mas ainda assim, ela se torna deveras inútil.
Contudo, o pensamento comteano peca imensamente ao
aplicar essa teoria na sociedade, ao consumá-la na manutenção do status quo ,
pois, ao abranger o conteúdo , o autor, infelizmente, delimita as estratificações
sociais e torna , por assim dizer, uma sociedade estática e discrepante em seus
aspectos sociais e principalmente econômicos, causando dessa forma uma manutenção
das patologias sociais. Tanto é que, durante um grande espaço de tempo, a
teoria organicista foi usada para manter a ordem social e dela tirar-se proveito
de modo a consolidar classes sociais e explorar a pessoa humana em prol de
interesses individuais, exemplo fértil dessa matéria é o processo do
neocolonialismo.
Isso posto, é necessário inferir o juízo de que, a
filosofia positiva , embora traga o caráter empírico da analise social e com
ela faça crescer o conhecimento do ser me sua convivência em coletividade,
comete o erro de estabelecer ordens demasiadamente sistemáticas para o ser
social, tornando-o mecânico e produz um efeito de ordem social completamente
atrelada à idéia de imutabilidade da organização coletiva,fazendo com que a vida em conjunto se torne algo racional,
dedutivo e mormente mecânico.
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