Total de visualizações de página (desde out/2009)

sábado, 6 de abril de 2013

LEI DAS PAIXÕES HUMANAS


LEI DAS PAIXÕES HUMANAS

A física social de Augusto Comte denota o que se representa como a análise da sociedade vigente, de forma que, ao utilizá-la, possamos compreender qualquer momento social.
  Comte a expôs sob três estágios, os quais considerava de eminente importância para compreender a dimensão que o homem atual pôde alcançar.Distinguem-se em teológico, metafísico e positivo.Sintéticamente, o teológico toma as dimensões de uma análise dos fenômenos sociais embasados em critérios místicos, religiosos. O estado metafísico remonta a idéia de transição entre o espaço teológico e o positivo. Este ultimo,portanto, vigora sobre o que mais convém à sociedade. Concebê-la de forma racional e empírica, conseguindo analisá-la  concretamente e explanar os fenômenos nela ocorrente por meio de leis. Dessa maneira, torna-se a filosofia positiva completamente mecanicista, incorrendo no erro de excluir as características internas do ser, a mutabilidade de seus costumes e a essência de suas paixões.
  Outro ponto ressaltado pela obra e ainda vigente no pensamento moderno concentra-se o caráter organicista de sua filosofia. Dividindo as partes de qualquer objeto ( preferência a sociedade, pois é esta que o autor considera como sendo de precípua significação) busca entende-lo profundamente e a posteriori, conjugá-lo no vasto conhecimento mundano, de forma a exercê-lo em um conjunto de objetos. Assim não nos abstenhamos em assumir sua suma importância, visto que, ao analisarmos unicamente uma parte de uma dada matéria, eximimo-nos do que ela realmente o é no seu conjunto social, embora consigamos, por vezes, conhecer sua essência, mas ainda assim, ela se torna deveras inútil.
  Contudo, o pensamento comteano peca imensamente ao aplicar essa teoria na sociedade, ao consumá-la na manutenção do status quo , pois, ao abranger o conteúdo , o autor, infelizmente, delimita as estratificações sociais e torna , por assim dizer, uma sociedade estática e discrepante em seus aspectos sociais e principalmente econômicos, causando dessa forma uma manutenção das patologias sociais. Tanto é que, durante um grande espaço de tempo, a teoria organicista foi usada para manter a ordem social e dela tirar-se proveito de modo a consolidar classes sociais e explorar a pessoa humana em prol de interesses individuais, exemplo fértil dessa matéria é o processo do neocolonialismo.
  Isso posto, é necessário inferir o juízo de que, a filosofia positiva , embora traga o caráter empírico da analise social e com ela faça crescer o conhecimento do ser me sua convivência em coletividade, comete o erro de estabelecer ordens demasiadamente sistemáticas para o ser social, tornando-o mecânico e produz um efeito de ordem social completamente atrelada à idéia de imutabilidade da organização coletiva,fazendo com que  a vida em conjunto se torne algo racional, dedutivo e mormente mecânico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário