Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 9 de setembro de 2012

Vitória ou Vergonha?

Recentemente testemunhamos um fato na Unesp Franca que para uns foi uma vitória e para outros não passou de uma grande vergonha. O que aconteceu foi que durante a vinda de um palestrante convidado, Dom Bertrand, um grupo de manifestantes, alegando defesa da democracia, implodiu um grande protesto, que culminou no impedimento da fala de tal convidado.
De fato o discurso de Dom Bertrand fere de várias maneiras os Direitos Humanos, mas impedir o discurso de alguém de forma tão feroz também fere tais direitos, os manifestantes o acusaram de assassino, racista e fascista aos berros e seguiram "em cortejo" o "príncipe" até a saída da faculdade. 
O ocorrido foi um grande erro, denegriu ainda mais a imagem do movimento estudantil e até mesmo a imagem dos unespianos frente aos francanos. É muito importante que esse fato sirva para que tal movimento reflita e cresça em cima de tal acontecimento.
Além disso, o convidado veio até à Unesp para falar sobre a História do Brasil com ênfase na sua fase imperial, e pessoas que foram à sua palestra, que acabou acontecendo em outro local, disseram que em nenhum momento, devido ao tema da palestra, o "príncipe" se utilizou de seu costumeiro "discurso de ódio".
O ideal seria que o discurso de Dom Bertrand fosse combatido de maneira mais inteligente, através de um debate, onde os estudantes com certeza conseguiriam desarmar o palestrante. É muito importante lembrar que não se deve calar diante de ideias como as apresentadas costumeiramente por Dom Bertrand, mas sim combatê-las de forma civilizada e eficiente, o que, infelizmente,  não aconteceu na Unesp Franca.


Nenhum comentário:

Postar um comentário