Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 9 de setembro de 2012

Sociedades modernas

Nos séculos XIX e XX diversos autores trataram das consequências da Revolução Industrial e as mudanças na sociedade. Durkheim, foi um deles.
Durkheim divide , primeiramente, duas solidariedades. A prmeira é a solidariedade mecânica que prevalece em sociedades primitivas, nas quais os indivíduos compartilham de valores e crenças comuns, e é a partir desse compartilamento que a sociedade se mantem unida, gerando uma coesão social. Já nas sociedades com solidariedade orgânica, os indivíduos tem uma consciência individual mais acentuada.Há nessas sociedades uma divisão do trabalho, esta que determina uma maior diferenciação social, na qual cada indivíduo tem um papel a ser desempenhado, tal como um organismo vivo, que é controlado por um sistema nervoso mas que cada parte exerce uma função.
Como existem especializações, os indivíduos dependem mais uns dos outros para que haja uma fluidez social, surgindo assim, a coesão social nas sociedades com a solidariedade orgânica.

Durkheim discorre também sobre os dois tipos de sanção. A primeira é a repressiva, muito comum no direito penal, que tem por finalidade atingir o agente do ato, de forma a repreende-lo por aquilo que ele cometeu. A segunda já tem um caráter restitutivo, que visa restituir aquilo que está fora do normal, ou seja, reparar o que foi desequilibrado.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário