Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 9 de setembro de 2012

Problema ou processo?


   O desenvolvimento da sociedade, em especial o aumento do nível de especialização das pessoas e das áreas do conhecimento, de certo modo revelou um problema, situado nas diferentes opiniões dos indivíduos essencialmente quanto ao Direito. E não é correto dizer que a modernidade criou esse “problema” uma vez que sempre existiram opiniões divergentes, formas de pensar opostas, ideologias diversas, enfim, sempre a humanidade foi plural.
  Parece difícil lidar constantemente com choque de opiniões, de pensamentos e até mesmo de ações e são desgastantes esses embates. No entanto, são eles os grandes responsáveis pelas mudanças. Se todos pensassem da mesma maneira, motivação não teriam os cientistas. Se todas as pessoas possuíssem a mesma capacidade para todas as áreas e inteligências que o ser humano possui não seriam necessários os terapeutas, os psicólogos, os professores, os orientadores. Nem mesmo o sociólogo teria grandes problemas para pensar e diagnosticar a sociedade e nem mesmo o direito precisaria mudar se todas as pessoas tivessem igual capacidade e embasamento para compreender as coisas.
  O choque entre a solidariedade orgânica e a solidariedade mecânica é inevitável, pois os homens não se desenvolvem por igual, as sociedades não são homogêneas. E o conflito entre elas talvez garanta que a reação de uns não permita que outros fiquem indiferentes àquilo que acontece na sociedade. O “choque” talvez permita um caminhar lento, mas o resultado pode ser melhor elaborado e mais certo ao final do processo de desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário