Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Hegel e Engels, a inversão de um unico metodo


      Hegel e Engels baseiam seus pensamentos e analises na dialética através de tese e antíteses que os levam a respostas. No entanto, mesmo se utilizando de igual método acabam por obter analises inversas. De modo a Hegel acreditar que o real é uma mera projeção da ideia, ou seja, a realidade social é proveniente de nossas ideias- o mundo é egoísta pois assim o é o homem- sendo visto esse pensamento como idealismo Hegeliano. Já Engels acredita que as ideias são provenientes da dinamica e da luta pela vida, ou seja, mundo material torna o homem egoísta. Assim acredita que Hegel inverte a dinâmica e que isso leva a conexões falsas e artificiais. Contudo, as propostas se assemelham por ambas pregarem a superação da filosofia e metafísica, e por conseguinte a historia por acreditarem que os males da época estavam contidos nela.Desse modo, acredita-se que o materialismo foi gerado com a missão de desvendar as leis do desenvolvimento historico, fundamentando analises.
      A grande ideia socialista esta presente no pensamento de Engels que acredita que toda sociedade com duas ou mais classes esta em conflito permanente. Assim coloca a ideia de socialismo como a solução, pois acabaria com o conflito pondo fim a existência de classes, sendo para esse um processo incontornável da historia.  No entanto é utópico, pois mesmo que não haja diferença entre classes, há diferença entre as pessoas, como diz o ditado “ninguém é igual a ninguém”, mas não podemos chamar de inaplicavel. Utiliza-se da ideia socialista para curar as patologias existentes no devasso sistema capitalista.
     Logo, apesar de se utilizarem do mesmo método Hegel e Engels chegam a diferentes desdobramentos. Sendo o grande foco do pensamento de Engels o lado social de diluir os conflitos gerados pelo capitalismo pondo fim as classes sociais, sendo o seu pensamento de tom utópico, mas talvez aplicável.A pesar de muitos acreditarem ser impossível a superação do capitalismo essa ideia não é dispensável, afinal ninguém acreditava na superação do modelo feudal e esse foi superado. Ademais é uma tendência do ser humano superar mazelas atrasadas e que não condizem mais com as necessidades e objetivos da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário