Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 28 de maio de 2012

A relativização da teoria de Engels e da concepção de uma bondade intrínseca


  Desde que absorvemos concepções externas, mesmo que não percebemos, elas estão sempre acopladas à ideais. Assim, toda a nossa percepção da realidade está ligada a diversos valores, sejam eles oriundos de tradições da sociedade como um todo ou mesmo de valores peculiares às pessoas que os transmitem a nós.
  Dessa forma, a ideia da bondade intrínseca ao ser humano- ou mesmo de um objetivo final que visa um bem comum - foi instituída com a ascensão do cristianismo, portanto, nem sempre esse valor acompanhou a humanidade. Com isso, percebemos talvez a fragilidade da teoria de Engels e Marx, já que instauram pressupostos criados. Ou não, talvez seja a correção dos males sociais, a “evolução” de uma sociedade egoísta.
  Mas e se a ideia pregada por Friedrich Nietzsche for a mais ideal? Se toda a nossa paixão pela igualdade social for simplesmente uma negação dos aspectos naturais ao homem e, então, completamente utópica? Ou se o homem é simplesmente algo a ser construído e suas ações em situações extremas não representem o que ele realmente é, ou caso elas sejam apenas decorrentes de costumes sociais degenerados?
  Toda essa nebulosa que não permite ver claramente a verdade, caso esta exista, não nos leva à qualquer opinião, já que acaba desenvolvendo uma filosofia meramente especulativa. Aderir aos conceitos marxistas ou aos nietzscheanos é uma escolha peculiar a cada homem, mas não se pode esquecer das diversidades da realidade, sem se deixar alienar por um ou outro conceito. 


Um comentário:

  1. Professor, me desculpe postar atrasado novamente. Descobri que se eu utilizar o Google Chrome o texto trava, e eu estava achando que era o problema do próprio site. Fui tentar postar hoje de manhã depois da aula e foi aí que descobri.Estou postando agora com o Firefox. Não postarei mais atrasado.
    Desculpe de novo,
    Mariana.

    ResponderExcluir