Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Dialética e Direito


          Mesmo com o queda do muro de Berlim que fez com que a ordem mundial bipolar caísse por terra e discussões acerca o socialismo se tornassem menos frequentes na maioria dos países desenvolvidos, as ideias de Marx e Engels ainda estão muito presentes em vários lugares, inclusive no Brasil.
          Essa influência é evidente nos pensamentos de vários intelectuais, alguns acreditam que o socialismo ainda pode ser implantado no mundo. Indiscutivelmente, além da beleza do socialismo utópico, Marx e Engles também deram contribuições no que diz respeito a dialética, o caráter científico de seus trabalhos podem ser tomados como atuais.
          A atualidade da dialética pode ser constada no próprio Direito. Ele é dinâmico e a todos os momentos serve de instrumento para a formulação de sínteses (novas teses). É possível observar que as várias decisões dos tribunais em relação a cotas, direitos dos casais homoafetivos, dos negros, são exemplos do rompimento com algo que já existia. Exemplos da não estaticidade do Direito que a cada dia no Brasil se mostra um caminho para mudanças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário