Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Dialética Marxista

       A dialética marxista é influenciada pelo Iluminismo, que tem como base a liberdade, marcada pela liberdade de mercado.
      A liberdade de mercado e as demais novidades trazidas pelo Iluminismo foram fundamentais para a ascensão e fortalemcimento da burguesia, sua concretização e fortalecimento como uma nova classe social dominante.
      A burguesia, até então, não era uma classe social dominante, sofrendo uma série de imposições e exploração por parte da nobreza, entretanto, passa de classe oprimida para classe dominante e portadora dos meios de produção que movem a economia da sociedade. É, a partir desse processo que o sociólogo Friedrich Engels afirma que o socialismo é um processo inevitável e incontrolável da história, porque tomando como exemplo o processo burguês, o proletariado, classe oprimida e explorada, assumirá o porder, tornando-se classe dominante, pois é a classe que move a economia, sendo seu trabalho braçal a base para o funcionamento da sociedade. Trata-se do curso natural da humanidade, de acordo com Engels, é o produto necessário da luta intre as duas classes formadas historicamente: o proletariado e a burguesia.
      Para Engels, o materialismo histórico é a luta pela vida presento em toda a historia da humanidade, pois a resposta para os males de qualquer época não está nas ideias, mas na própria história.
      O socialismo científico dos ideias de Engels e Marx foi fundado e criado como ciência e não a partir de idealizações e especulações, ao contrário da visão do senso comum.
     As experiências socialistas reais da sociedade se distanciaram da proposta original de Marx e Engels, e embora uma parcela da sociedade acredite e defenda o socialismo como sistema econômico ideal, a sua concretização na sociedade é utópica e inalcancável, pois o capitalismo é o sistema econômico concretizado e o único capaz de se reciclar, pois consegue englobar e conquistar o proletariado, sendo o maior exemplo a loja de móveis Magazine Luiza, um dos símbolos do capitalismo, que, atráves de seu sistema de crédito e financiamento, consegue promover uma "vida digna" ao proletariado, portanto, o capitalismo consegue conquistar sua classe rivel, o proletariado, se firmando como sistema econômico preponderante e interrminável, sendo seu fim uma ideia banal e infundada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário