Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Influência socialista

Uma mesa. Por trás do materialismo tradicional, uma mesa é simplesmente apenas uma mesa. Mas para o materialismo histórico dialético há um grande processo em torno da construção da mesa: enxerga-se o mundo daqueles que trabalharam e se esforçaram para que a mesa fosse construída, distribuída e vendida à sociedade.


No desenrolar da Idade Moderna, a burguesia galgou grande crescimento econômico. No entanto, diferente do mundo atual, ter poder econômico não era sinônimo de poder político, até que então eclodiu a Revolução Francesa. Desde então, a burguesia, afirmou-se como detentora do poder político e econômico. Dona do meio de produção explorava a classe trabalhadora através da mais valia. É nesse contexto de “opressores” e “oprimidos” que nasce a teoria socialista no século XIX.
O mundo nunca experimentou o socialismo científico – aquele vislumbrado por Fredrich Engels e Karl Marx – o máximo que se atingiu foi o socialismo real – aquela vivenciado pela URSS. No entanto, segundo Engels um mundo socialista é uma fase inevitável a humanidade, uma consequência da história, no entanto porque essa fase ainda não se concretizou, se é que se concretizará? Uma das respostas é que o capitalismo da época de Émile Zola descrito em o Germinal foi reformulado, não que isso signifique que todos os operários da atualidade tenham uma vida totalmente digna, mas é certo que a condição de vida de muitos trabalhadores melhorou graças a leis que garantissem certos direitos trabalhistas. Ou seja, o capitalismo permitiu que as classes D, E, F também usufruíssem do “prazer consumista”. No entanto, não sejamos idealistas em não enxergar a massa dos que ainda são explorados fisicamente, sexualmente, economicamente.
Um outro fator interessante a ser discutido também é a dialética. Entende-se por dialética a existência de um fato - a tese - que em conjunto com a antítese (algo contrário a tese) formaria uma síntese. Um exemplo histórico é a existência de Roma (tese) que ao ser invadida pelos bárbaros (antítese) formou o feudalismo (síntese). Ou seja, o feudalismo é síntese dialética entre o militarismo, colonato, latim, direito e catolicismo romano com o militarismo, comitatus, política fragmentada e agricultura de subsistência bárbara.
É muita prepotência afirmarmos o que o futuro reserva, proferindo qual será o futuro sistema econômico. No entanto, algo é certo: há uma grande influência da teoria socialista na construção de um capitalismo reinventado, além do que, não se pode negar o peso que as ideias de Marx e Engels possuem nas rodas de discussão acadêmica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário