Ciência Sociológica
Dentro da temática da imaginação sociológica (definida como compreensão do indivíduo do mundo), há o debate sobre como ela capacita seu possuidor a compreender o cenário histórico mais amplo. Isso significa que ela possibilita que entenda-se as diferentes realidades sociais de indivíduos em contextos diferentes.
Wright Mills fala sobre as perturbações pessoais, que estão relacionadas com o seu eu e com as áreas limitadas da vida social. Ele diz também que essas perturbações pessoais não são compreendidas por indivíduos em contextos diferentes; Um exemplo disso é uma das tirinhas de "Armandinho", em que a personagem não vive a mesma realidade de seu amigo, e por isso se surpreende quando vê que ele estava preparado para uma situação absurda para Armandinho, mas que parecia ser comum para ele. Essas diferenças nas realidades pessoais de cada indivíduo somente podem ser verdadeiramente compreendidas com estudo e empatia.
Assim, a função da imaginação sociológica da sociedade seria reduzir esse desconhecimento sobre a realidade do outro e criar uma noção sobre a realidade como um todo, sobre os privilégios sociais próprios e, então, reduzir a ignorância geral na sociedade.
Juliana Akie Koki - RA: 241223644
Nenhum comentário:
Postar um comentário