Total de visualizações de página (desde out/2009)

terça-feira, 28 de maio de 2024

O presente e o futuro do trabalho, o trabalho se manterá o mesmo ?

 Se tem algo que sempre foi certo na vida dos homens, esse algo é o trabalho. O homem nasce, desenvolve-se, cresce, trabalha ao longo de toda sua vida e morre. A diferença que presenciamos ao passar das eras, não é nada mais que o modo que o trabalho se manifesta na sociedade. Podemos dizer que ele vem deixando de ser mecanizado para se tornar cada vez mais intelectual, artístico e um tanto quanto específico.

Vemos esse fenômeno na teoria de Durkheim, nas solidariedades mecânicas e orgânicas, onde o trabalho que era feito por todos, mecânico e "simples", muda drasticamente ao passo que a civilização expande-se. A sociedade que se complexa vai tendo cada vez mais tipos específicos de trabalhos para serem desempenhados, e nesse sentido, o mundo passa a ser mais interdependente de todas suas partes dentro do capitalismo. 

Vemos em Marx nos seus estudos históricos, onde o trabalho perpassa as tribos indígenas, feudos, monarquias, até chegar nas repúblicas. O trabalho sempre esteve lá, e deduzimos que continue presente para os tempos futuros em nossa sociedade. 

Ao analisar o passado, vemos que o trabalho atual se distingue muito do tipo de trabalho anterior, hoje contamos com um modelo capitalista de trabalho, que vigora a quase 230 anos. Modelo onde os indivíduos vendem seu tempo e mão de obra, mas o grande diferencial é o avanço das tecnologias que tem trocado os trabalhos mecânicos que antes os homens faziam por máquinas e indústrias, que são bem mais eficientes e rápidas. Além disso há mais um diferencial, hoje vemos até a inteligência humana sendo substituída pela máquina. 

Diante de tudo isso, ainda temos a realidade brasileira, que traz os elementos globais citados acima, e mescla com os problemas sociais, pobreza, índices altos de analfabetismo funcional, desemprego crônico, precarização do trabalho e outros que fazem com que a solução seja ainda mais difícil de ser construída.

Nesse cenário, o trabalho do homem no futuro tende a ser mais intelectualizado, além da alta especialização. Pois tudo que pode ser substituído, será substituido! Devido a lógica do capitalismo o lucro deve nortear as decisões, e nisso a substituição por práticas mais eficientes será usada. O futuro ainda continua incerto para todos, porém uma coisa é certa, o trabalho permanecerá no mundo, mas aqueles que se especializarem e se tornarem insubstituíveis, seram preservados, e o trabalho tende a ficar cada vez mais complexo.


Unesp Franca - 1° Ano Direiro Matutino - 

Vinicius de Oliveira David

Nenhum comentário:

Postar um comentário