O papel da educação no mundo contemporâneo
se mostra cada vez mais distante da proposta original de educação. Provinda dos
termos latinos "ex" e "ducare", trazer para fora, que
significa, metaforicamente, preparar a pessoa para o mundo e a realidade em que
vive, a educação de massas como a conhecemos surgiu sob o primeiro Reich
alemão, no século XIX, advinda de experiências anteriores, sobretudo na França
revolucionária. Ao instituir a educação universal, Otto Von Bismarck, primeiro
ministro alemão na época, visava não apenas a universalização da
alfabetização e de conhecimentos científicos naturais, mas também a doutrinação
ideológica para a construção de um ser humano social, forjado e padronizado
para trabalhar nas indústrias da época.
Para Durkheim, esse conceito de forja da
personalidade humana desde tenra idade se constitui sobretudo um fato social,
uma vez que condiciona, de maneira tanto passiva quanto coercitiva, o
comportamento humano em sociedade. A educação como a conhecemos, representada
por instituições como a escola e a Academia portanto, para o pensamento positivista, se
constitui como fundamental, sobretudo nas sociedades contemporâneas, para a
manutenção da ordem e da coesão social.
Túlio Tito Borges - Primeiro Ano Direito
Diurno
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