Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 14 de junho de 2015

Durkheim, a sociedade e o fato

A sociedade vai além da mera associação entre indivíduos. Ela é mais. Ela impõe. Ela é viva. Por isso, é necessária uma ciência que a observe, pesquise e saia de um “gabinete” de “achismo”. É com essa proposta que Émile Durkheim revolucionou o pensamento sociológico contemporâneo.
Diferentemente de Comte, acreditava que o progresso e o capitalismo não eram as simples respostas para tudo no mundo, indo contra ao que se pregava no neocolonialismo, em que se dizia ser o “fardo do homem branco” no mundo levar um suposto desenvolvimento às sociedades afro-asiáticas ditas primitivas. Na verdade, os povos, dizia Durkheim, deveriam ser vistos sob uma ótica diferente, cada qual com suas anomias, ou seja, aquilo que foge do convencional.
O sociólogo também introduz um novo e chocante conceito: o fato social, que seria “quase todos os fenômenos que se passam no interior da sociedade.” Maneiras de agir, pensar e de sentir estariam fora das consciências individuais, pertencendo ao próprio corpo social, que impõe as regras e pune quem não as respeita, visando restabelecer a norma e evitar que uma anomia se concretize. Podemos observar tal fenômeno na própria educação. As crianças, desde cedo, são levadas a exercer modelos da sociedade e não a fazer o que bem entendem, no tempo em que querem. Logo cedo já vão à escola e iniciam uma jornada vista como correta. Sofrem, pelo resto de suas vidas, a constante pressão do meio social.
Durkheim ultrapassou a barreira de análise existente até então e nos trouxe ideias ainda muito atuais. O francês deve ser considerado quando analisamos a sociedade contemporânea, ainda que haja um estranhamento em seu pensamento e esse cause muitas dúvidas: como diminuímos o impacto do fato social em nossas vidas? É possível ter um sentimento ou pensamento genuíno, sem interferência externa? Questões como essas ainda rondam o entendimento durkheimiano.

Arthur Augusto Zangrandi
1º ano Direito noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário