Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 14 de junho de 2015

Ciências Humanas e suas Exatas

Émile Durkhein foi o fundador da escola sociológica francesa e professor e pesquisador social da aclamada Universidade de Sorbonne de Paris. Seus estudos sobre a sociedade influenciaram fortemente o contexto social vigente. Vale destacar que a Europa vivenciava, em pleno século XIX, uma convulsão de revoluções, dentre elas: a Revolução Industrial Inglesa e a Revolução Francesa, que foram fundamentais para modificarem o contexto social do Antigo Regime.

Anteriormente ao pensamento de Émile Durkhein, Comte e seu método positivista já dominavam as Ciências naturais no século XIX e ajudou também a estruturar o própria sociologia de Durkhein. Entretanto, Durkheim não concordava de alguns postulados de Augusto. Enquanto, o positivista entendia que as sociedades humanas evoluíam em estágios previamente determinados, o sociólogo afirmava que apenas o fato de já determinar uma comunidade mais desenvolvida do que a outra, se pressupõe a atribuição de um juízo de valor do próprio pesquisador.

Dessa maneira, Durkheim criticava as teorias de Comte e outros estudiosos sociais, pois eles falhavam por se mostrarem abusivamente subjetivos, ou seja, não havia uma fundamentação concreta que garantisse a confiabilidade que as ciência exatas e naturais haviam conquistados. Buscando esse objetivo, o sociólogo francês dedicou encontrar o objeto de pesquisa próprio da sociologia e também sua metodologia científica para se alcançar o conhecimento, a verdade sobre a realidade social.
A Sociologia, para Durkhein, deveria se preocupar em estudar a origem e o funcionamento das instituições sociais, isto é, o estudo das crenças e valores que mantêm os indivíduos convivendo em sociedade. Nessa perspectiva, Durkhein se preocupa com os grupos humanos, e não à própria autonomia individual. Ele observou que as instituições sociais exercem uma profunda influencia no comportamento dos indivíduos, o motivo pelo qual se vive em grupos está relacionado mais com a força externa do que com a vontade individual humana. Por isso, o pensador elabora o conceito de fato social para explicar essas questões sociológicas.

No livro As regras do método sociológico, publicado em 1895 ele estabelece quais são as fronteiras existentes entre a sociologia e as demais ciências, mas com o foco nas ciências naturais. Contudo, o método científico elaborado seria um modelo para o desenvolvimento de estudos sociais, resguardando, no entanto, as peculiaridades próprias dos fenômenos sociais.

O pensador soube dar autonomia, rigor e objetividade para os estudos sobre a sociedade, separando a ciências humanas das demais ciências e conferindo maior respeito dentro da comunidade científica do século XX. Aproximando o objeto das ciências; o fato social foi considerado um objeto com intuito de ser estudado nas ciências naturais e exatas. Ele também passou a adotar o método estatístico na pesquisa social, os dados e os resultados adquiridos fundamentam uma análise mais adequada e exata.

A sociedade se estabelece por meio de um fenômeno de leis gerais e permanentes, elas seriam um conjunto de partes autônomas que executam suas funções e contribuem para o funcionamento do todo, assim como um organismo vivo.

Para ele, é importante a postura de um investigador social, que deve se afastar de quaisquer prenoções, ou seja, distanciar do senso comum que já são conhecidas pelo estudioso ao pesquisar um fenômeno social. Nesse aspecto, o pesquisador por ser parte integrante da sociedade, deve se afastar de seu objeto de estudo, tal como acontece nas ciências naturais. Além disso, devem-se compreender os fenômenos sociais para além das manifestações individuais, pois as partes isoladas de uma sociedade existem em função do todo.

O objeto da sociologia não é a sociedade, porém são os fatos sociais. A ´´sociedade´´ em seu termos geral é vaga e muito ampla e não é possível de ser empiricamente estudada. O fato social é um conceito que se pode ser pesquisado de forma mais objetiva, por ser facilmente delimitado, reduzido, isolado, e analisado em sistemas. Durkheim desenvolve a sociologia para ela se preocupar em compreender elementos que permitem aos homens viver em sociedade, sendo essa a função dos fatos sociais.

Eles são determinados pela coercitividade, exterioridade e generalidade.

Estabelecendo esses parâmetros para o estudo das ciências humanas, Durkheim não só racionalizou o seu objeto de estudo, como criou uma nova ciência (sociologia) que passou a determinar e a estudar os seres humanos de forma exata e objetivo. Mudando radicalmente as concepções de mundo do passado e do futuro.

Arthur Resende
1º ano Direito Noturno


Nenhum comentário:

Postar um comentário