Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 14 de junho de 2015

A influencia do fato social

            O fato social é toda maneira de ser, pensar e agir que está na sociedade, envolvendo as pessoas que nela constituem e exercendo sobre elas uma coerção para agirem de acordo com o esperado. Durkheim o elegeu como objeto de seu estudo, evidenciando a sua presença nas diversas situações cotidianas, o que traz uma reflexão sobre a realidade e a história da humanidade.
            A influência do geral no particular faz com que quaisquer pessoas possam aderir a pensamentos, muitas vezes, irracionais e que nunca partiriam de cada um, de maneira particular. As pessoas racistas, por exemplo, não desenvolveram a aversão ao negro sozinhas, até porque não há uma explicação racional para pensarem dessa forma. Então, o  elemento que melhor explica a existência de indivíduos, em plenos século XXI, com esse preconceito é o fato dele já estar arraigado na sociedade.
            Por isso, muitos discursos difundidos em massa são facilmente aceitos e perpetuados, uma vez que o indivíduo pouco filtra as informações exteriores de acordo com ideias próprias e autenticas. Diante disso, grande parte dos alemães no século XX, legitimaram as pretensões de Hitler, defendendo a disseminação dos judeus, a expansão da "raça ariana" e a formação de um império, pois absorveram o sensacionalismo difundido, sem senso crítico, uma vez que em momentos de crise a mente humana é mais vulnerável, adere a correntes no desespero e na esperança de estabilidade.
            Desse modo, o indivíduo é sempre influenciado pelo coletivo. Percebe-se isso ao analisar momentos pretéritos, mas também é bastante evidente na atualidade, inclusive nos mais simples comportamentos. Por qual motivo a criança que nasce no Brasil desenvolverá a língua portuguesa? Ela não escolhe isso, foi algo absorvido do meio ao seu redor, da mesma forma que quem nasce em uma sociedade preconceituosa tem grandes chances de também absorver esse preconceito. Portanto, por ser algo tão presente e poderoso, o fato social foi o objeto de análise da sociologia de Durkheim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário