Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 14 de junho de 2015

As Regras Do Método Sociológico

Durkheim começa, em "As Regras Do Método Sociológico", atribuindo o verdadeiro significado dos fatos sociais e diferenciando esse de fenômenos internos da sociedade que apresentam pouco interesse social. Para ele, fenômenos como beber, dormir, comer e raciocinar, apesar de existir interesse em que essas funções se exerçam de modo regular, não podem ser considerado fatos sociais, pois, caso contrário, a sociologia não possuiria um objeto de estudo próprio e se confundiria com outras ciências, tais como a biologia e a psicologia.
Deste pressuposto tem se que os fatos sociais consistem em maneiras de agir, de pensar e de sentir exteriores ao indivíduo, dotadas de um poder imperativo e coercitivo. Pois são ações definidas fora do ser e que dependem dos direitos e costumes da sociedade a que pertence. A respeito disso Durkheim diz "Mesmo estando de acordo com sentimentos que me são próprios, sentindo-lhes interiormente a realidade, esta não deixa de ser objetiva; pois não fui eu quem os criou, mas recebi-os através da educação". Tal coerção dos fatos sociais podem ser sentidas em níveis diferente, mas não deixa de estar presente. Um dos exemplos usados por Durkheim para tratar tal questão é que diante de uma violação do direito, esse reage contra o indivíduo seja para impedir ou anular alguma ação. 
Para solidificar seu posicionamento de que o fato social consiste em maneiras de agir ou pensar, dotadas de poder coercitivo, Durkheim utiliza-se do argumento de que as crianças são educadas por um esforço continuo da sociedade em lhes impor maneiras de ver, de sentir e de agir às quais elas não chegariam espontaneamente. Essa coerção deixa de ser sentida porque ela dá lugar a hábitos. A criança sofre pressão do meio social que tende a moldá-la à sua semelhança. 
Outra questão importante apontada por Durkheim em sua obra é a relação de reciprocidade entre causa e efeito quando procuramos explicar um fenômeno social. Pois o efeito não pode existir sem sua causa, mas esta, necessita do efeito. Por exemplo, uma reação social gerada por um delito acontece devido à intensidade dos sentimentos coletivos que tal crime ofende.

Matheus Vital Freire dos Santos - 1º ano - Direito Noturno  

Nenhum comentário:

Postar um comentário