Total de visualizações de página (desde out/2009)

sábado, 5 de abril de 2014

Mindwalk - Vida é Auto-Organização

           O filme analisado trata de realizar a junção de praticamente todas as ciências em uma única, a ciência da vida, da existência do universo. Por meio de diálogos entre os personagens, são apresentadas as refutações de ambos os pensamentos cartesianos e baconianos, nos quais tudo depende da matéria, tudo depende do empirismo, deixando-se de lado a análise pura filosófica.

           A personagem Sonia trabalha com a ideia de que a existência não pode ser simplesmente catalogada por não se tratar de algo meramente concreto, mas sim algo relativo, dependente das relações entre tudo o que existe. Ela defende que a vida é auto-organização, no sentido de que ela sempre se renova, mesmo que não demonstrando, sempre procura maneiras de se adaptar à toda e qualquer situação.

           Trabalha-se também a ideia de aproximação da realidade, pois, como é mostrado pelo personagem Jack, é extremamente difícil se realizar a junção entre o pensamento acerca da sustentabilidade, da consideração da existência holística, e as ações concretas, possibilitadas através da política, pois, como é argumentado pelo mesmo, os meios políticos estão pesadamente dominados pelo poder econômico, cujos preceitos vão integralmente contra qualquer pensamento benéfico à sociedade em favorecimento de seu próprio lucro.A mudança de visão perceptiva é exaltada para que se haja mudança, para que se haja entendimento e para que possamos caminhar progressivamente de forma positiva.

Victor Luiz Pereira de Andrade - Direito Matutino - 1° ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário