Total de visualizações de página (desde out/2009)

sábado, 5 de abril de 2014

Do pensamento baconiano

Francis Bacon foi um importante filósofo e político inglês da segunda metade do século XVI e primeira metade do século XVII. Como filósofo, Bacon propôs uma ruptura com o método científico dedutivo, - a dita antecipação da mente - a utilização do Empirismo como forma de obtenção das verdades efetivas e a ciência como instrumento de transformação social.
Em sua teoria, Bacon afirmava que o conhecimento humano estava impregnado de ídolos, os quais seriam responsáveis pelo falseamento científico e que, por isso, deveriam ser eliminados para a obtenção do verdadeiro saber. Como forma de combate aos ídolos do conhecimento humano, Bacon propôs a observação e a experimentação, reguladas pelo raciocínio lógico, as quais seriam a instrumentalização do conhecer. A ciência passaria a ser, então, útil à sociedade.
Para Bacon, a utilização da experiência é a possibilidade de utilizar a natureza e seus instrumentos para proveito do homem. O conhecimento seria, então, forma básica para a manipulação de uma dada situação, o que resume-se na famosa frase baconiana: “Saber é poder”. Tal ideologia foi utilizada pela burguesia da época como forma de transformação de sua realidade, tendo em vista a sua ascensão a partir da articulação do conhecimento com a economia.

É inegável a grande influência baconiana, tanto em sua época, quanto nos dias atuais, visto que seu método de experimentação é, atualmente, utilizado como forma de verificação cientifica para o verdadeiro saber. A própria ciência jurídica carrega a perspectiva de Bacon, já que preza pela existência de provas. Assim, a ruptura com a ciência dedutiva, proposta por Bacon, e a utilização da experiência são essenciais para a compreensão da ciência moderna.

Nicole Bueno Almeida
1º ano, Direito Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário