Total de visualizações de página (desde out/2009)

sábado, 5 de abril de 2014

Mudança Cíclica


Descartes teoriza que o homem é constituído por duas substâncias: a de natureza pensante e a de natureza material. O filósofo acredita que o corpo age como uma máquina, funcionando de acordo com as leis universais. Com essa ideia inicia-se um debate entre os três personagens principais do filme "O Ponto de Mutação", devido a justificativa da física (Sonia Hoffmann) de não votar, já que os políticos possuem uma visão, segundo ela, mecanicista e antiquada da natureza e do homem, assim como Descartes. Aquela personagem se justifica ao político (Jack Edwards) e ao poeta (Thomas Harriman), e então os três iniciam uma caminhada na qual discutirão correntes filosóficas, a essência da natureza pela física quântica, e ideologias pessoais.

A física entrou em um período sabático, após ter sua descoberta utilizada na confecção de armas de guerra; se mostra frustrada com o relacionamento entre os homens e a natureza, que necessitam de "uma nova visão de mundo e uma ciência mais abrangente" para apoiar a todos; com isso  passa a maior parte do seu tempo divagando sobre as mazelas mundanas; sem no entanto ser capaz de resolver o menor de seus problemas, como os pessoais.

O poeta, se encontra numa crise de meia-idade, questiona sua vivência e o fracasso de seus poemas, vê as ações humanas como o jogar de uma rede, como Pablo Neruda. E contesta as diferentes visões de mundo que nada fazem para realmente alterar o mundo. Enquanto o político,amigo de longa data do poeta, encontra-se ligeiramente depressivo devido ao fracasso de sua campanha politica e o aparente desinteresse das pessoas na política, e busca saber nas ideias dos colegas como adaptar a política a atualidade. No final os três se mostram em um caminho de mudança de ideologia, abrindo a mente a novos preceitos.

Barbara Oliveira, Direito diurno - 1° Ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário