Total de visualizações de página (desde out/2009)

sábado, 5 de abril de 2014

Teoria dos sistemas vivos

O filme Ponto de Mutação é instigante e contribui para uma visão multifacetada do mundo. O enredo é básico e consiste na articulação de um diálogo entre três pessoas que advém de contextos diversos: um político - ex-candidato à presidência dos Estados Unidos - um poeta e uma física. A discussão travada entre eles circunda aspectos diversos da vivência e do conhecimento humano, como a filosofia, a política, a ciência e a ecologia.
No filme, há a proposta de que os problemas não podem ser tratados sob uma perspectiva individualista e fragmentada, uma vez que todos engendram partes de uma grande crise da perspectiva humana. O mundo, em diversas áreas, continua a ser pautado em uma visão cartesiana, responsável por colocar os seres humanos como meras máquinas independentes, o que é extremamente retrógrado, tendo em vista uma atualidade dinâmica e plural.
Além da crítica à visão de mundo cartesiana, há também a contraposição à ideia baconiana, visto que a defesa de que “Saber é poder” é danosa, sobretudo às gerações futuras. Isso porque, em tal visão, não há a preocupação com as consequências dos atos humanos, o único fim a se pretende é a dominação da natureza e sua utilização para proveito do homem.
Há, então, a proposta de uma nova visão de mundo, pautada na interdependência e no estabelecimento de relações entre os seres e a natureza como um todo. Tal visão holística, dita dos sistemas vivos, coloca em xeque o mundo cartesiano e pragmático e propõe um mundo dinâmico e plural.
Para a efetivação da teoria dos sistemas vivos e interdependentes é necessária uma mudança da percepção humana, um ponto de mutação, um novo paradigma, como diria Thomas Kuhn. Assim, as conexões deveriam ser compreendidas para posterior resolução de problemas.

A visão holística e a ruptura com o modelo tradicional de ciência, propostos pelo filme Ponto de Mutação, tornariam possível um crescimento sustentável, pautado na interdependência entre os seres e a natureza, e que seria responsável pela efetivação do desenvolvimento humano e científico. 

Nicole Bueno Almeida
1º ano, Direito Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário