Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 19 de março de 2012

Transformações nos pensamentos

O anseio por mudanças e revoluções se dá em cada um de nós, mas com o tempo, começamos a perceber que a ingenuidade supera nossos desejos. Sinto-me ingênua ao conversar com o prefeito e questiona-lo :” Por que tão abusivo o preço da passagem de ônibus?” e obter como resposta frases longas, sem sentido e sem nexo, não compreendo porque as coisas tem que ser do jeito que estão. Por que não consigo realmente e de forma efetiva “mudar o mundo”? Bem, ao ler “O discurso do método” de René Descartes, descobri que segundo o método dele para obter uma verdade absoluta, se encontrar como pessoa, e interpretar o mundo, deve-se modificar os próprios desejos do que a ordem do mundo, ou seja, não há maneira de se mudar a ordem do mundo, ele não está sob nosso poderio, a única coisa que somos realmente donos, são nossos pensamentos. Pois bem, sempre quis adquirir sabedoria, estudar, ler, para me tornar uma pessoa critica e assim transformar meus pensamentos em extraordinários, ter ideias novas, realmente deixar o senso comum de lado e crescer como pessoa, sempre querendo ser uma pessoa erudita e culta, mas então no livro me deparei com a questão: o que estarei mudando, ao guardar esse conhecimento todo em minha mente e não me envolver com a sociedade, com as pessoas. Novamente em seu livro, Descartes deixa claro quais foram os métodos seguidos para que possamos realmente encontrar a nossa razão, deve-se deixar os preceitos para trás  e se desfazer de suas opiniões já formadas e esse método ficou intrínseco em minha cabeça, nunca me imaginei desgarrada de minhas paixões, minhas crenças, e por esse motivo, admiro muito a garra e a coragem de Descartes, um cidadão, que revolucionou a ideia de visão de mundo, agora levando-se em conta a razão e que para isso seguiu um método no qual renunciou muito de sua vida, de seus valores, em busca de compreensões do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário