Tendo como principal diretriz na sua busca pelo conhecimento
um ceticismo próprio – erguido sobre a ideia de se certificar da veracidade dos
fatos -, Descartes elaborou seu método de razão científica. Sob a alcunha de
“Método Cartesiano” vêm os princípios: Duvidar, Fragmentar, Refletir e Inter-relacionar;
os quais, de fato, norteiam o avanço científico e tecnológico inclusive nos
dias de hoje. Entretanto, há fatores do Cartesianismo que se fizeram alterados
ao longo dos séculos, como a ideia de que Deus se faz como referencial para
toda a dimensão do real.
Como se vê, em uma sociedade cada vez mais cética a exemplo
da vigente, a crença em Deus se faz subordinada às descobertas científicas, às
novas tecnologias e a todo o “jogo” do capitalismo. Assim, as idéias de um ser
regente de todo o universo se apresentam, atualmente, apenas como artifício
para discursos conservadoramente hipócritas. Um exemplo está na área médica:
hoje em dia, de forma geral, pessoas, ao adoecerem, primeiramente se encaminham
ao médico, em busca de remédios e tratamentos considerados eficazes pela
comunidade científica, e não à igreja em busca de orações e rituais.
Também pode ser tomado como exemplo o fato de a influência
da Igreja Católica na mentalidade da atual sociedade global ser pífia se
comparada ao poder exercido por ela sobre o que era conhecido como “verdade”
pelos contemporâneos de René Descartes. A mesma instituição que há alguns
séculos condenou Galileu Galilei por afirmar que a Terra não era o centro do
universo, hoje em dia tenta manter uma sobrevida na mentalidade das pessoas
através de discursos contra o aborto enquanto a cada momento são descobertos
diversos novos corpos celestes neste universo acêntrico de constante expansão.
Tendo em vista o exposto, é notável o fato de que o ideal de
“Deus” se subjugou ao “poder” dado às ciências e à racionalidade pelo ceticismo
cartesiano. Conclui-se, portanto, que, indubitavelmente, Descartes se apresenta
como um divisor de águas à mentalidade humana graças a seu método científico
baseado na razão, e que, mesmo séculos após sua morte, continua parcialmente
atual em todas as áreas do conhecimento.
Jacques Felipe Iatchuk Vieira
1º Ano - Direito Diurno
Nenhum comentário:
Postar um comentário