Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 26 de junho de 2011

Xô, dogmatismos!


"A Sociologia é compreensiva" ( Max Weber)

Max, a partir de sua teoria sociológica, discerne fundamentalmente da escola Positivista, Marxista e ,até mesmo , da funcionalista de Durkheim.

Difere-se deste último , por exemplo , ao dizer que a atitude individual possui o mesmo peso da atitude coletiva. Porém , para Durkheim , a atitude coletiva é muito mais relevante. Visto pela teoria do "Fato social".

Uma notável característica da sociologia weberiana , é o fato de que os valores do pesquisador são considerados. Haja vista quando o próprio autor discorre que para a escolha de um tema específico em uma infinidade temas, já é um juízo de valor do pesquisador. Ademais, se os valores culturais fossem omitidos , a pesquisa ficaria sem sentido. Afinal , para pesquisar-se acerca de algo é necessária uma fé pessoal. De forma que está é formada a partir de um juízo de valor pessoal.

Outrossim , a teoria de Weber é considerada compreensitivista. Pelo fato de que as atitudes humanas precisam ser analisadas segundo determinados valores. Demais, o autor em questão foge do chamado "denominador comum". Ou seja, há alusão a Marx e à escola Positivista. Àquele pelo fato de que as interações sociais e suas consequências estão condicionadas a um "devir" econômico. Com efeito, qualquer ato é consequência da estrutura econômica. De maneira que a cultura fica, apenas, na super - estrutura.
Já a escola positivista pelo fato desta condicionar os eventos histórico culturais a leis abstratas. Ou seja, é uma ciência "sem pressupostos". Por conseguinte, a abstração não consegue atingir a realidade. Assim, Weber, expõe que a sua sociologia é uma ciência do cotidiano.Outrossim, Max Weber considera as relações causais, diferentemente de Comte.

Este último leva em questão , acima de tudo , a cultura. Por consequência, ele não abandona o materialismo marxista. Mas, não o utiliza como um dogma. Pegando um exemplo prático. O namorado mata a namorada , devido a uma traição. Particularmente, não enxergo uma visão econômica em tal fato. E Weber concordaria.

Ao cabo, poder-se-ia dizer também dos tipos ideias weberianos. Estes são ampliações de fatores unilaterais , mas, todos estes objetivamente possíveis. Ele foge do "dever- ser".No texto , fica muito claro a diferença entre tipos abstratos e generalizações abstratas. Esta última afasta-se da realidade. Aquela serve como forma de entender as especificidades dos fenômenos culturais. Haja vista o exemplo das trocas comerciais que o autor dá no texto.

Nome : João Vítor Dantas Alves. -- Noturno - 1° ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário