Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 26 de junho de 2011

Algumas Ideias Weberianas

Ao analisarmos a obra “A 'Objetividade' do Conhecimento na Ciência Social e na Ciência Política”, de Max Weber, podemos compreender algumas de suas ideias centrais. Weber menciona a existência de um “tipo ideal”. O “tipo ideal” seria uma ferramenta metodológica de análise que permitiria organizar a sociedade, funcionando como um verdadeiro parâmetro para a comparação dos fatos reais. A verdade científica seria obtida da comparação dos fatos da realidade com o “tipo ideal”.

Weber também menciona, nesta obra, o que, para ele, seria um objeto sócio-econômico. Weber define-o como sendo algo que tenha um condicionamento econômico, que tenha uma relevância econômica e que seja algo ligado às condições materiais de existência. No entanto, Max não concorda com as análises que buscam “a qualquer custo” associar a economia às causas centrais dos problemas. Decorre disso grande parte da sua crítica ao dogmatismo do materialismo histórico.

Weber também defende o uso de uma metodologia universal para a exposição do conhecimento. Sua intenção é a de que, em todo o mundo, as pessoas possam compreender pesquisas elaboradas em um único país. Weber também critica a ideia de que as leis são fins, objetivos a serem alcançados nas análises. Para ele, as leis seriam meios utilizados nas pesquisas e não os fins obtidos nelas. Para o autor em questão, primeiramente, em uma análise, deveríamos utilizar as leis para a compreensão de um objeto. Em um segundo momento, deveríamos analisar as combinações de fatores que cercam aquele objeto. Em um terceiro estágio, deveríamos buscar entender as conexões anteriores relacionadas a ele. Por fim, deveríamos vislumbrar as possibilidades desse objeto no futuro.

Max defende ainda as formas de ação social existentes na sociedade. A primeira delas seria a ação racional com relação a um objetivo: um ator tem um objetivo e busca os meios de atingi-lo (por exemplo, um homem quer montar uma empresa e verifica tudo o que é necessário para conseguir montar o seu negócio); a segunda seria uma ação racional com relação a um valor: o ator é fiel às suas idéias, aos seus valores e ideais e luta por eles quaisquer que sejam as conseqüências da sua luta (por exemplo,uma mulher contrária à ditadura que sai às ruas lutando pelas “Diretas- Já”); o terceiro seria o afetivo ou emocional, estimulado pelos sentimentos do indivíduo (por exemplo, quando você mata alguém por raiva); o quarto seria o tradicional, estimulado por hábitos e costumes (por exemplo, alguém que adere à superstição de colocar uma vassoura atrás da porta para expulsar uma visita indesejada).

Diante desta análise, podemos compreender o quanto as ideias de Weber podem nos guiar na compreensão da sociedade atual, como no que concerne às ações sociais. Também podemos perceber, através da análise desta obra, o quanto Weber influiu na ciência atual, por exemplo, quando percebemos a existência de uma metodologia universal empregada na divulgação de conhecimentos científicos, o que é concernente ao que Weber pregava.


Imagem disponível em:<http://biologojeovani.blogspot.com/2010/07/max-weber.html>. Acesso em: 26 jun. 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário