Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 26 de junho de 2011

o ideal e o real

Max weber, em seu texto "a objetividade do conhecimento na ciência social e na ciência politica", defende o conceito de sociologia compreensiva. Já que a sociologia se trata de uma ciência empírica, na visão de weber, não é seu objetivo proporcionar "receitas" dadas por uma evolução determinada dos processos econômicos. Para ele a função essencial da sociologia é compreender o sentido das ações sociais, o porque dessas ações.

Como meio de análise e compreensão dos fatos sociais, o autor defende a comparação entre o tipo ideal e os fatos reais. O tipo ideal corresponde a uma construção abstrata de relações supostamente logicas e justificáveis, e assim, teoricamente possíveis, mas não existentes na realidade. Trata-se de uma Utopia, aquilo que o cristianismo deveria ser na visão do cientista, aquilo que a classe trabalhadora deveria representar. Assim, essas construções possuem alto valor para a investigação e análise se forem utilizados para comparar com a realidade. São ideias a partir das quais se julga a realidade.

A partir dessa óptica de comparação entre o ideal e a realidade é possível compreender muitas criticas feitas à teorias, como por exemplo ao socialismo. A teoria socialista parece muito correta e lógica quando pensada com o tipo ideal de proletariado, Trabalhadores unidos e conscientes que buscam acabar com a opressão social em prol do coletivo. Porém se comparada com a realidade, não há completa compatibilidade entre a classe trabalhadora ideal e real, e talvez por isso, não tenha se concretizado o socialismo cientifico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário