Total de visualizações de página (desde out/2009)

sábado, 18 de junho de 2011

O Manifesto Marxista

Karl Marx, juntamente com Friedrich Engels, em seu fase conhecida como "jovem marx", escreve o " Manifest der Kommunistischen Partei"(Manifesto Comunista), no qual explica brevemente a Ascenção da burguesia, o modo com que esta explora os trabalhadores, os tipos de socialismo e convoca os trabalhadores para unirem-se e fazerem a revolução.

Para começar, eles salientam o crescente "fama" do comunismo, pois sua repercussão na Europa já estava grande, devido às explorações sofridas pelos proletários.

Tudo começa com avaliações históricas das sociedades. Há uma citação dos antagonismos de classes, como "homem livre e escravo, patrício e plebeu, barão e servo,mestre de corporação e companheiro". Por causa das diferenças das classes acima citadas, ocorreram transformações nas sociedades, chamadas por Marx e Engels de "luta de classes". Essa luta entre classe dominante e dominada, opressores e oprimidos , seria a roda que gira o mundo, modificando-o.

A burguesia, após destituir o antigo regime feudal e impor o seu próprio, também não mudou com a diferença de classes, apenas simplificou-a: de um lado os burgueses, donos dos meios de produção e do dinheiro e do outro os trabalhadores urbanos, chamados de proletários, sem capital e tendo como meio de sobrevivência a venda da sua força de trabalho por um salário.

O problema da burguesia era a sua ganância, pois ela nunca estava satisfeita com seus lucros , explorando seus empregados o máximo possível. A invenção da máquina apenas potencializou a disparidade entre os donos dos meios de produção e sues funcionários. Com o aperfeiçoamento dela, a diferença só crescia. Aliado a este fato, estava as exaustivas e enormes jornadas de trabalho enfrentada pelo proletariado, além de não terem descanso remunerado, o salário pago a eles era ridiculamente baixo e, na maioria das vezes, não condizia com as necessidades básicas de sua família, obrigando sua mulher e filhos a irem às fábricas, com um pagamento ainda inferior.

Com o passar do tempo, a burguesia foi sofrendo alterações. Primeiramente, ela buscava cada vez mais mercado, mais lucro, por isso espalhou-se pelo mundo e imprimiu o seu modo de produção a ele, também o de consumo, pois quem não o seguissem seriam engolidas. Outra marca das transformações sofridas foi em relação à matéria-prima usada: muitas vezes provinham de outros países e até de outros continentes. Atualmente, há um modo peculiar na produção, na qual partes são feitas em países diferentes e depois montadas, como eletrônicos, feitos nos "tigres asiáticos " e no Japão.

Além de fazer transformações no âmbito econômico e social, também o fez no político. Desde o fim da Idade Média, ela sofria com as diferentes tributações e moedas dos feudos. Por isso, fez uma grande pressão nos senhores feudais, das quais muitas obtiveram resultado positivo. Sua força descomunal também foi um dos principais fatores para a unificação de países, como a Alemanha, a terra natal de Marx e Engels.

Nesse manifesto, há uma convicção de que o "capitalismo" seria destruído por ele mesmo,uma auto-mutilação, pois "basta mencionar as crises comercias que, repetindo-se periodicamente, ameaçam cada vez mais a existência da sociedade burguesa. Essas crises ocorreram várias vezes, um exemplo seria a quebra(crack) da bolsa de Nova Iorque, em 1929. Essas crises criariam situações favoráveis(fome, miséria, entre outros) à revolução do proletariado para derrubar esse sistema e realizar o sonho de Marx, instaurar o comunismo.

E porque o proletariado colocar-se-ia à disposição da revolução, podendo esta ser armada, arriscando sua vida? Essa resposta é muito fácil, pois no capitalismo poucos têm muito dinheiro e a maior parte da população esta sujeita a uma exploração muitas vezes desumana e à condições de vida precárias, enquanto no comunismo tudo seria divido, haveria uma abolição da propriedade privada, portanto, tudo seria de todos. Outro aspecto positivo desse novo governo idealizado por esses dois alemães seria a educação das crianças ao invés do trabalho nas indústrias.

No final do manifesto, há uma ideia explícita, fazer a revolução: " os comunistas não se rebaixam a dissimular suas opiniões e seus fins. Proclamam que seus objetivos só podem ser alcançados pela derrubada violenta de toda a ordem social existente. Que as classes dominantes tremam à ideia de uma revolução comunista. Os proletários não têm nada a perder nela a não ser suas cadeias. Tê um mundo a ganhar. Proletários de todos os países, uni-vos!"

Apesar de todos os esforços, a revolução ocorreu posteriormente e em poucos países como na União Soviética e em Cuba, contundo, essas formas de governo não foram tão bem-sucedidas , não conseguiram expandir-se para todos os países nem seguiram à risca o "verdadeiro comunismo", idealizado por Marx e a maioria acabaram em ruínas,principalmente depois da derrota da União Soviética (socialismo) na Guerra Fria, contra os Estados Unidos (capitalismo, burgueses). Isso deveria acabar com as esperanças de alguns comunistas, porém a história já mostrou que a luta de classes está presente e é um fator determinante na modificação do mundo.
Quem sabe algum dia o homem seja menos egoísta e passe a ser mais solidário, pensando primeiramente, no coletivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário