Total de visualizações de página (desde out/2009)

sábado, 18 de junho de 2011

A união faz a revolução

São apresentadas várias teorias de implantação do Socialismo/Comunismo ligada a diversos segmentos da sociedade, entretanto, essas teorias, ou são consideradas utópicas porque seus formuladores acreditam em uma mudança no sistema vigente por meios pacíficos e opõem-se a qualquer ação política da classe operária, ou são teorias relacionadas a interesses de setores específicos da sociedade, propondo medidas de ascensão e bem estar que priorizam e beneficiam exclusivamente o seu grupo social.

Já Marx e Engels trabalham com ideologias diferentes, porque defendem, acima de tudo, o bem estar geral da coletividade, a igualdade entre as classes e a extinção da exploração de uma com a outra. Também acreditando que a modificação nas relações entre as classes resultará em uma transformação no modo como se relacionam as nações, acabando com a exploração de umas sobre as outras.

Tais afirmações e esclarecimentos têm a importante função de conscientizar o operariado sobre o antagonismo existente entre a burguesia e o proletariado, para que no momento certo, ele se una e saiba converter as situações sócias e políticas criadas pela burguesia contra ela mesma.

Afirmam que o momento certo para a implantação do Socialismo através da revolução do proletariado chegou, graças à natureza revolucionária da burguesia que criou as condições necessárias para a sua implantação. Contudo, as transformações que devem ocorrer com a sua implantação são consideradas, por muitos, como extremas e radicais, como por exemplo, a extinção da propriedade privada e também o próprio modo de se chegar ao Socialismo, que seria unicamente através da derrubada da ordem vigente e a imposição de uma nova ordem econômico-social com modificações bastante significativas.

O que se pode tirar como conclusão do texto, é que talvez essa nova ordem tivesse a função de mudar a organização social, a qual incomodava e até assustava os seus elaboradores por conta da evidente desigualdade, exploração, entre outros. Porém, até os dias atuais esse sistema nunca foi implantado completamente na prática, já que o socialismo da URSS, Cuba e China chegaram apenas a estágios iniciais, portanto, não se sabe se ele seria um sistema eficiente, que resolveria os problemas. O que se sabe é que o sistema capitalista vem evoluindo cada vez mais, buscando adaptar-se às necessidades e continuar sendo o sistema vigente por mais algum tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário