Total de visualizações de página (desde out/2009)

sábado, 18 de junho de 2011

A compreensão sociológica

Max Weber, em "A 'objetividade' do conhecimento na ciência social e na ciência política", escrito em 1904, defende a racionalização da vida dos indivíduos pautada em traços culturais, ou seja, na sua matriz ideológica e religiosa. Para ele, deve-se compreender o sentido da ação humana, levando em conta outras dimensões da vida e não apenas o materialismo histórico, pois o econômico é uma força que forja as relações sociais, mas não é a única.

O indivíduo weberiano é livre, pode escolher sua ação social e não está suscetível a um julgamento prévio, baseado apenas nas aparências e que desconsidera as características intrínsecas ao ser humano. Sua religiosidade, sua forma de pensar e o contexto sociocultural no qual está inserido são levados em conta e este indivíduo deixa de ser visto como mais uma simples peça desse grande tabuleiro que é o mundo e passa a ser reconhecido como o ser pensante e atuante que, de fato, é.

Dessa forma, a sociologia, para Weber, possui outra função: a de compreender o verdadeiro significado da ação social, a qual é determinada por um sentido e movida por valores. Ele analisa a sociedade, relacionando seus membros aos valores de cada um e não aplica a ideia determinista, frequente no ambiente científico. Embora haja o determinismo, o ator social pode estabelecer conexões positivas, tornando-se diferente. É o que se pode perceber na seguinte passagem do texto: "jamais pode ser tarefa de uma ciência empírica proporcionar normas obrigatórias, das quais se possa derivar receitas para a prática".

Ao contrário do que pensa Comte, Max Weber defende que a sociologia não existe para moldar ou para se impor sobre os indivíduos, mas para compreendê-los e é por essa razão que ele estabalece uma separação clara entre a ciência e a política. Destacando-se como o pensador da sociologia compreensivista e analisando o lugar da ação social, Weber se posiciona diante das situações e, ao contrário do que muitos supõem, não se mantém neutro, apenas não se afasta de seus próprios valores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário