Durante a análise das duas primeiras lições do curso de filosofia positiva de Auguste Comte é possível notar a relação estabelecida entre o autor, Bacon e Descartes, não só pela influência que esses dois últimos tiveram sobre o primeiro (“todos os bons espíritos repetem, desde Bacon, que somente são reais os conhecimentos que repousam sobre fatos observados”), como também pelo fato do estudo da filosofia positiva ser entendida pelo autor como o fechamento de um ciclo de ideias acerca da ciência iniciado por Descartes e Bacon.
Como ideias introdutórias da filosofia positiva tem-se a marcha efetiva do espírito humano, que descreve o desenvolvimento da inteligência humana em suas diversas esferas de atividade através da lei geral de que nossos conhecimentos passam sucessivamente por três estados históricos diferentes: o teológico, o metafisico e o positivo (dois primeiros necessários para se alcançar o ultimo e “verdadeiro estado definitivo da inteligência humana”).
Como também se percebe nos dias de hoje, Comte encontra na extrema especificidade (“excessiva particularidade das ideias de que se ocupa exclusivamente cada inteligência individual”) um inconveniente da divisão do trabalho intelectual (principio cartesiano de fragmentar para melhor solucionar) e, para tanto, encontra na criação de uma nova especialidade a solução para esse inconveniente: a especialidade do estudo das generalidades.
Comte acredita que as crises sociais e politica derivam de uma anarquia intelectual e que através do estudo da física social e a consequente busca pela redução de leis gerais dos fenômenos alcançar-se-á a ordem (“enquanto as inteligências individuais não aderirem, graças a um assentimento unânime, a certo número de ideias gerais capazes de formar uma doutrina social comum, não se pode dissimular que o estado das nações permanecerá, de modo necessário, essencialmente revolucionário”).
O conjunto de ideias analisados nas duas lições mostram o grande legado da filosofia positiva de Comte para a ciência como um todo além de comprovar a ideia de que seu estudo serve de arremate para o discurso de Descarte e os preceitos de Bacon.
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