Total de visualizações de página (desde out/2009)

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Descartes e suas contribuições para a sociedade atual

Descartes é considerado um filósofo pré-positivista, ele foi um dos primeiros filósofos a colocar a razão a frente da superstição, para ele a ciência era a única maneira adequada para se encarar os fenômenos a sua volta.

Para ele, a dúvida deveria ser uma constante na vida dos indivíduos, e essa só seria sanada com a comprovação da veracidade de tal fato, fazendo assim com que esse pudesse ser inserido na realidade plena(ciência).

Vale lembrar que pra ele a ciência não ia contra Deus, apenas seria um tipo de instrumento que serviria de auxílio para se desvendar as criações divinas, fazendo assim com que o homem cumpra o papel que lhe foi dado pelo próprio Deus.

Dentre as idéias que contribuem até hoje para o modo de pensamento atual de cientistas estão o de não se ter pressa para encontrar uma resposta, fragmenta-la para melhor soluciona-la(aumento o nível de detalhismo), o da análise dos mais simples fragmentos até os mais complexos(conhecimento progressivo) e o da constante revisão após a comprovação de tal fenômeno.

Assim mostrasse que muitas das idéias sobre ciência de René Descartes tem validade até hoje para pessoas que trabalham constantemente com a ciência.

2 comentários:

  1. qual a principal contribuição de Descartes para a filosofia?

    ResponderExcluir
  2. Qual a contribuição de René Descartes para oplica geométrica

    ResponderExcluir