Total de visualizações de página (desde out/2009)

quarta-feira, 29 de junho de 2011

O Manifesto Comunista

Postagem sobre o texto 9 – O Manifesto Comunista
O Manifesto Comunista, feito por Karl Marx e Frederich Engels, foi publicado pela primeira vez em 1848, com uma linguagem de fácil entendimento e uma estrutura simples. Ele não é uma obra científica, mas sim um panfleto político, que apresenta as idéias em que os revolucionários da época (Marx e Engels)acreditavam. Nele estão presente as idéias das lutas de classes, as contradições do capitalismos, enfim necessárias para a compreensão das transformações sociais.
O Manifesto fala de ontem mas parece dizer de hoje, poderias estar nos jornais atuais. O poderio do capital que submete o trabalho é anunciado e nos faz pensar no agora do revigoramento neoliberal: nos últimos 40 anos deste século XX, foram produzidos mais objetos do que em toda a produção econômica anterior, desde os primórdios da humanidade. Até mesmo a revolução tecnológica e científica a que assistimos hoje, cujos ícones são os computadores e satélites e cujo poder hegemônico é a burguesia, não passa de continuação daquela descrita no Manifesto. Ou seja há um elogio ao dinamismo da burguesia. O capitalismo também é ressaltado como um pensamento revolucionário, pois acabou com a prevalência do poder monárquico e do poder religioso. Mas Marx também afirma que a burguesia é um tipo de bruxo que perdeu controle sobre os seus próprios poderes. O desenvolvimento das forças produtivas estavam tomando um caminho de animalização do homem, de superexploração. “As armas com as quais a burguesia derruiu o feudalismo voltam-se agora contra a própria burguesia.”
O texto também aponta que “ a burguesia não forjou apenas as armas que lhe trazem a morte; ela produziu também os homens que portarão essas armas –os operários modernos, os proletários” já que são eles os explorados pelo sistema que deverão fazer a revolução. Também com a intenção de os unir o partido comunista é relacionado no texto à outros partidos e movimentos, mostrando alguns objetivos comuns a eles, como o desejo pela queda da superioridade do poder da burguesia, e conseqüentemente a passagem do poder político ao proletariado. Sendo que com a intenção de emocionar para a luta termina triunfalista e animando com a célebre frase: "PROLETÁRIOS DE TODOS OS PAÍSES, UNI-VOS !"

Nenhum comentário:

Postar um comentário