Bacon é um experimentalista por natureza, segundo ele a verdade deve ser busca à luz da natureza da experiência, que é eterna. Ele também faz uma crítica forte a civilização grega e à sua filosofia, pois a única coisa que os gregos realizavam era especular sobre ciência, quando a verdadeira ciência seria feita por meio das experiências. "sabedoria farta em palavras, mas estéril em obras".
Ainda segundo Bacon a descoberta científica seria uma nova forma de busca do conhecimento, onde se realizaria por meio da exploração e da experimentação sem limites. Seria a busca de uma ciência útil na luta na luta contra a natureza dinâmica de inovação permanente, a ciência como ação e instrumento para a exploração da natureza em benefício do homem.
Bacon fazendo isso deixa uma espécie de legado para a modernidade, na qual a ciência como exploração do benefício do homem vem sendo aplicada até hoje, e também no fato de dizer que a ciência deveria buscar a observação do que seria invisível aos olhos(que seria o caso das pesquisas em nível molecular), fazendo com que suas idéias sejam até hoje presentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário