Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 4 de abril de 2011

ALICERCE PARA O REAL

Em meio a um período de ascensão política e econômica da Inglaterra, e por consequência, um período de grandes avanços, Francis Bacon escreve sua obra mais famosa: Novum Organum.

Em tal publicação o autor disserta sobre a necessidade de um novo método científico, que baseado na interpretação, experimentação e observação da natureza, substituiria os métodos vigentes (dedutivo e indutivo), isso graças à improdutividade de tais métodos.

O novo método proposto pelo autor também consistia em ter a certeza como base e objetivo primordiais. Dessa Forma seriam afastados o que Bacon chama de ídolos, idéias distorcidas que acabam por prejudicar o pensamento humano, evitando assim o sucesso das ciências.

Portanto, ao atuar promovendo a união entre ciência e técnica, Bacon lança as bases para a ciência moderna (uma ciência empírica). Esta é o alicerce para um conhecimento sólido, princípio necessário em todas as áreas do conhecimento, pois sem este correríamos o risco de viver entre descobertas pouco aprofundadas e de cunho meramente imaginativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário