Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Caminhos para o conhecimento

Francis Bacon, em Novo Organum, defende a necessidade de outros métodos para a construção de conhecimentos. Diante de gerações apoiadas em métodos dedutivos - silogismo aristotélico - Bacon aponta ideais de caminhos baseados não só na razão, mas principalmente na experiência e nas próprias percepções sensíveis. Para o filósofo, isso era fundamental para o desenvolvimento da ciência.

Para isso, o homem não deve permitir que a sua mente se guie por si mesma, uma vez que tradições e costumes se impõem ao intelecto e dificultam a obtenção de verdades. À esses bloqueios da mente humana, Bacon denominou ídolos. São eles: ídolos da tribo (falsas noções da espécie humana), ídolos da caverna (falsas noções do ser humano como indivíduo – alusão ao mito da caverna de Platão), ídolos do mercado ou do foro ( falsas noções provenientes da linguagem e da comunicação) e ídolos do teatro (falsas noções provenientes das concepções vigentes). Esses seriam os responsáveis pelos insucessos da ciência.

Superados esses entraves, Bacon propõe dois métodos para a ciência: o cultivo das ciências, que consiste em conhecimentos elaborados a partir da contemplação (antecipação da mente) e a descoberta científica, que consiste na busca por conhecimentos a partir da exploração e experimentação sem limites (interpretação da natureza). Para as descobertas científicas, o filósofo propôs o método indutivo da investigação, baseado na observação rigorosa dos fenômenos naturais. Tal método propõe etapas como a observação da natureza para a coleta de informações; organização racional dos dados recolhidos empiricamente; formulação de explicações gerais (hipóteses) destinadas à compreensão do fenômeno estudado; comprovação da hipótese formulada mediante experimentações repetidas, em novas circunstâncias e outras.

Bacon, portanto, mesmo propondo um novo e poderoso método científico baseado em experiências sensíveis, não descarta a importância e o papel do pensar na conquista do saber – ‘’Nem a mão nua nem o intelecto, deixados a si mesmos, logram muito...dependem em igual medida...’'

Assim, a grande contribuição de Francis Bacon foi apresentar um método de investigação capaz de conciliar a observação, o experimento e a razão, tendo como resultado os alicerces de conhecimentos científicos imprescindíveis para o homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário