Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 4 de abril de 2011

A sistematização da ciência

Através de sua obra-prima "Novum Organum", Francis Bacon enaltece o Empirismo como forma ideal de se encontrar a real ciência. Antes dele, Tomás de Aquino, através da Escolástica, e Aristóteles afirmavam que a melhor forma de se atingir o conhecimento era através da indução. O pensamento baconiano refuta essas idéias ao acreditar que a experimentação seria o método ideal para se guiar a mente.
Bacon cria esse novo método, conhecido como "cura da mente", que tem a função de disciplinar e regular a mente para que não seja influenciada por diversos fatores, tais como a fantasia, a magia ou a fé. Além disso também apresenta dois métodos, sendo um baseado na antecipação da mente (pelo cultivo de idéias anteriormente formadas e assimiladas), e outro baseado na descoberta científica (que propõe a interpretação da natureza para a busca de um novo conhecimento). Acredita que o segundo método seria mais eficiente, pois através da pesquisa e observação dos fatos pode-se chegar à realidade pretendida.
A mente humana pode ser facilmente influenciada. Assim acreditava Bacon, que dizia haver quatro tipos de ídolos responsáveis pelos erros cometidos na analise das idéias. As paixões e os sentidos; a formação do individuo, as relações sociais e as representações teatralizadas induzem o individuo ao erro e à falsa percepção do mundo.
O autor pode ser considerado o precursor da tecnologia e da ciência moderna, pois ao incentivar a pesquisa para o alcance do bem estar comum, o homem se livrou de antigos métodos que não melhoravam a condição humana realmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário