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domingo, 7 de maio de 2023

Chico, Tarsila e Chaplin: O materialismo histórico aplicado a obras do século XX

 Marx e Engels na obra A Ideologia Alemã afirmam que para estudar o homem é necessário partir de algo concreto, palpável; ou seja: A realidade cotidiana. Partindo dessa premissa, as obras: Construção de Chico Buarque, Operários de Tarsila do Amaral e Tempos Modernos de Charles Chaplin são evidentes exemplos (e excelentes objetos de estudo) de como o materialismo se faz presente na sociedade contemporânea.


“Subiu a construção como se fosse máquina” - Neste verso, o personagem subir a construção como um maquinário denota a maneira a qual as relações produtivas regem a vida social: O extenuante trabalho do operário, fez este crer que era, de fato, parte do equipamento.

“Flutuou no ar como se fosse um pássaro” – No momento em que este operário se liberta da exploração, mesmo que de modo fatal, sente-se livre tal como um pássaro. Fica explicito como modo de produção burguês capitalista é de certo modo, tal como um parasita, uma vez que este absorve toda a vitalidade do explorado para se fortalecer.

“Se acabou no chão feito um pacote flácido” – Após se libertar do maléfico sistema burguês, o obreiro, ironicamente, acaba sendo vítima deste: tem sua humanidade negada, seu valor negligenciado, é um fruto do modo de produção capitalista, mero produto, um pacote flácido sem valia alguma.

“Morreu na contramão atrapalhando o tráfego” – Por fim, a não comoção com a trágica morte do operário, revela o egoísmo da sociedade civil, fenômeno proposto por Hegel; além disso, evidencia a alienação do operariado na sociedade burguesa, este, vítima do ideal burguês de supervalorização do indivíduo, é incapaz de se enxergar no homem que cometera a suicídio.


Partindo para uma perspectiva diferente, a obra Operários de Tarsila do Amaral retrata algumas dezenas de proletários, esses, divergem-se quanto seus fenótipos e sua aparência, entretanto, paradoxalmente, eles aparentam ser todos iguais, fruto da exploração de sua mão de obra. Tal semelhança, expõe de modo subjetivo, a massificação da produção imposta pela burguesia, que aliena e despersonaliza as classes oprimidas, neste caso, o operariado.

Por fim, o filme Tempos Modernos relaciona-se diretamente com o capítulo “À deriva” da obra A corrosão do caráter de Richard Sennett; ambos os protagonistas (tanto o personagem de Chaplin, quanto Enrico e Rico) se veem tão imersos em seus ofícios, que acabam externalizando-o, de tal modo que a labuta acaba regendo todas as outras esferas de suas respectivas vidas. Isso denota a teoria materialista proposta por Marx:

“indivíduos determinados com atividade produtiva segundo um modo determinado entram em relações sociais e políticas determinadas.”.  


Enzo Bispo Silva (RA: 231223293) - 1° Ano Direito - Matutino

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