Desenvolvido por Karl Marx e Friedrich Engels no século XIX, o materialismo histórico consiste em um método de entendimento da realidade social que considera as relações de produção, condições materiais, forças produtivas e espírito para justificar a evolução da sociedade ao passar dos anos. Por essa visão, as relações sociais são geradas e influenciadas pelas relações de produção, pois na medida que a produção aumenta, a classe trabalhadora tende a dar mais de si para satisfazer as necessidades que a classe dominante possui.
Dessa forma, Marx explica que os indivíduos fazem sua própria história, mas a fazem a partir de escolhas e circunstâncias pelas quais estão submetidos de acordo com a continuação das gerações. A título de exemplo, podemos citar a relação entre pai e filho, Enrico e Rico, presente no texto de Sennett, já que o filho estava indiretamente submetido a ter a mesma vida e o mesmo trabalho que seu pai teve.
Trazendo para a realidade atual, observa-se a imersão do capitalismo através do materialismo em nossa sociedade, em que as pessoas apenas se preocupam com produzir e adquirir cada vez mais, independentemente das consequências desse processo. Portanto, vê-se que a sociedade segue sendo influenciada e construída a partir das relações de produção e, por consequência, a partir das relações de poder, o que a torna pouco imutável em comparação com a realidade social do século XIX em que Marx e Engels desenvolveram suas ideias.
Bárbara Vitória Gomes Bugiga
1º ano Direito - Noturno
RA: 231222203
Nenhum comentário:
Postar um comentário