O materialismo histórico-dialético é uma maneira de analisar a sociedade com base em suas mudanças históricas e sociais. Esse método de análise é desenvolvido por Marx e Engels.
Utilizando esse método no texto de Sennett, podemos observar como o capitalismo, através da história, consegue se manter mesmo com a evolução da sociedade.
O capitalismo traz a ideia de que se você trabalha, ganha dinheiro, logo pode enriquecer através do acumulo de capitais, entretanto percebemos essa mentira escancarada quando vemos pessoas que trabalham mais de oito horas por dia, e não conseguem acumular capital (isso pois não são donas do meio de produção, o que se torna dificil ser sem dinheiro gasto para necessidades básicas de sobrevivencia).
Ao longo da história esse sistema se adaptou as inovações tecnológicas, hoje é possível trabalhar de casa, permitir que tarefas antes feitas por pessoas, agora seja feita por máquinas, pessoas com diplomas não conseguem emprego, ao mesmo tempo que o mercado exige muita qualificação.
Comparando o capitalismo atual com o de Rico e Enrico, personagens do texto de Sennett, podemos ver mais claramente essas mudanças. Rico precisou estudar e ter um diploma para adquirir conhecimento da área em que trabalha e abriu a própria empresa, Enrico precisou trabalhar como faxineiro para comprar a sua casa, nos dias atuais pessoas com e sem diploma encontram-se desempregadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário