Marx
desenvolveu uma metodologia de estudo científico utilizando o método dialético
de Hegel, porém com presença da análise histórica materialista. Isso deu uma
percepção social mais próxima da realidade gerando estudos sobre as estruturas
da sociedade que influenciam as dinâmicas dos indivíduos.
A análise materialista
observa qual a relação material de uma determinada sociedade em uma determinada
época. Com isso conseguimos observar como esta comunidade se hierarquiza, suas
prioridades e como se formam todas as outras superestruturas.
Com base neste
conceito, Marx observou que alguns produtos dentro da sociedade capitalista
tinham um valor social maior que outros de mesma natureza, esses produtos continham
uma característica que Marx definiu como “fetichismo da mercadoria”, pois os
mesmos eram contaminados por um pensamento de que os materiais comercializados
geram benefícios ou status aos indivíduos que os possuíssem.
Podemos observar
fetichismo na atualidade utilizando o método materialista nos celulares,
por exemplo,
é observável que o celular Iphone, contém tanto um valor monetário maior como
social também, mesmo não se diferenciando de seus concorrentes. Isso decorre da
valorização da marca Apple como um produto elitizado, “aumentando o status
social” de quem o tiver.
Conclui-se que
o método Materialista-Histórico-Dialético ainda nos ajuda
a entender nossa realidade, evidenciando as dinâmicas sociais que influenciam
nosso comportamento Individual, como o Fetichismo da mercadoria.
NOME: David Gardeazabal Orotona
SALA: 1° ano Direito (noturno)
RA: 231220316
Nenhum comentário:
Postar um comentário