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domingo, 7 de maio de 2023

Materialismo e Fetichismo

          Marx desenvolveu uma metodologia de estudo científico utilizando o método dialético de Hegel, porém com presença da análise histórica materialista. Isso deu uma percepção social mais próxima da realidade gerando estudos sobre as estruturas da sociedade que influenciam as dinâmicas dos indivíduos.

          A análise materialista observa qual a relação material de uma determinada sociedade em uma determinada época. Com isso conseguimos observar como esta comunidade se hierarquiza, suas prioridades e como se formam todas as outras superestruturas.

          Com base neste conceito, Marx observou que alguns produtos dentro da sociedade capitalista tinham um valor social maior que outros de mesma natureza, esses produtos continham uma característica que Marx definiu como “fetichismo da mercadoria”, pois os mesmos eram contaminados por um pensamento de que os materiais comercializados geram benefícios ou status aos indivíduos que os possuíssem.

          Podemos observar fetichismo na atualidade utilizando o método materialista nos celulares, por exemplo, é observável que o celular Iphone, contém tanto um valor monetário maior como social também, mesmo não se diferenciando de seus concorrentes. Isso decorre da valorização da marca Apple como um produto elitizado, “aumentando o status social” de quem o tiver.

          Conclui-se que o método Materialista-Histórico-Dialético ainda nos ajuda a entender nossa realidade, evidenciando as dinâmicas sociais que influenciam nosso comportamento Individual, como o Fetichismo da mercadoria.

NOME: David Gardeazabal Orotona

SALA: 1° ano Direito (noturno)

RA: 231220316

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