Auguste Comte foi um filósofo francês, responsável
por fundar a Sociologia e o Positivismo.Nasceu na França em Montpellier, no ano
de 1798.Com 16 anos, em 1814, Comte
ingressou na Escola Politécnica de Paris,ocasião que teve grande
influência para o direcionamento de seu pensamento.Trabalhou
toda a vida intensamente na criação de uma filosofia positiva e na exigência de
uma doutrina social inteiramente baseada nas ciências.
O tema pelo qual Auguste Comte dedicou grande
atenção, o Positivismo ,foi um sistema cuja
proposta era de ordenar as ciências empíricas como o modelo por
excelência do conhecimento humano;caracterizado pela eliminação e subordinação
das especulações metafísicas ou teológicas. Comte atribuía que a ciência
positiva teria sido fundada por intelectuais tais como Francis Bacon, René Descartes e Galileu.O positivismo ou comtismo possui outros aspectos além do
cientifico,ele é tido como uma disposição do espírito e é concebido como síntese filosófica.
Uma das propriedades fundamentais do positivismo
consiste no vislumbramento de leis gerais da sociedade sob a perspectiva da
Teoria da estática e da dinâmica sociais, que busca ordenar a sociedade através
de uma abordagem científica.A estática social são as condições das quais funções
dependem, são o estado atual das instituições, entre elas a família, a moral,
códigos, trabalho etc;se trata da ordem social.A dinâmica consiste num
movimento de avanço humano,é uma mudança harmoniosa com a ordem que
possibilita a manutenção da estática.Disso deriva o lema de “ordem e progresso”
, em que o progresso é interdependente da ordem.
A ordem para o positivismo é determinada por leis
lógicas e pela utilidade, cada indivíduo na sociedade possui uma função a
desempenhar e isso constitui sua utilidade.As leis lógicas são formadas pela
normas naturais existentes, tal como a relação heterossexual que é considerada
dentro da norma natural pois tem como função a procriação enquanto uma relação
homossexual em que inexiste a possibilidade de procriação e apontada como anormal
indo contra a ordem social e criando instabilidade nos rumos do progresso
humano.
A ciência positiva influenciou muito o Brasil e
ainda tem incutido no consciente e inconsciente da população o ideal de um
método eficaz..Se na época em que foi criado o método positivo de se fazer
ciência era visto como um grande avanço epistemológico na contemporaneidade já
observa-se que a visão positivista caminha muitas vezes lado a lado com uma
visão dualista e cruamente objetiva, além disso o positivismo passou a ser uma
ferramenta muito utilizada pelo conservadorismo retrogrado que não admite
transformações nas instituições sociais.No Brasil um forte representante desse reacionarismo
é o auto intitulado filosofo Olavo de Carvalho, um pensador que escreveu
diversos livros e possui uma comunidade considerável de adeptos de suas ideias
conspiratórias, preconceituosas, intolerantes e de sua argumentação infundada.
Entre os livros que Carvalho escreveu se encontra “O
imbecil coletivo” publicado em 1996.Nesse o autor no capítulo intitulado
“Mentiras Gays” se dedica a deslegitimar a luta por igualdade de gênero e por
conceber falsas premissas,nada científicas,ou seja,afirmativas sem fundamentos
e sem um conhecimento organizado de modo sistemático.Em sua obra Carvalho cria
uma argumentação fantasiosa e conspiratória a respeito de situação das pessoas
homossexuais, ele inverte a história e demonstra que essa comunidade supostamente
oprimida que luta por igualdade e direitos na verdade é a mesma que se mostrou
opressora em diversos momentos históricos.Ademais,o autor interpreta que o
homossexualismo nunca deverá ser visto como uma prática normal e não poderá se
equiparar às relações heterossexuais.
O método positivo teve grande importância para a
constituição da ciência moderna, mas apesar disso não absteve-se de falhas; um problema da filosofia positiva que deve ser
ressaltado é de que a teoria da estática e dinâmica sociais, é um mecanismo
excludente que desconsidera as particularidades dos indivíduos.O infortúnio
reside no fato desse sistema ser exclusivo, ao designar papeis aos indivíduos
de acordo com uma finalidade concreta e puramente funcional. A exemplo,uma
pessoa homossexual que não tem uma relação cuja consequência é o ato de
procriar é considerada como transgressora da ordem social , não sendo tratada
de maneira isonômica na sociedade.A utilização de tal ideia por Olavo de Carvalho fica evidente num
fragmento de “Mentiras gays” que diz: “As relações entre sexos diferentes não
são uma opção livre, mas uma necessidade natural para todas as especies
animais.Não se pode atribuir o mesmo valor para a heterossexualidade e
homossexualidade, pois o primeiro é uma necessidade e o segundo desejo”.Nessa
lógica um artista, um louco, alguém de gênero não binário, uma pessoa homossexual
entre outras posições que fogem a tradição das instituições e consequentemente
da estática, são enxergadas ,por pessoas
como Olavo de Carvalho, como ocupantes de papeis desvirtuados não necessários,
verdadeiros empecilhos para o progresso e manutenção da ordem nas sociedades.
Lívia Alves Aguiar 1ºano Direito Matutino
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