Total de visualizações de página (desde out/2009)

sábado, 7 de setembro de 2013

Ideias weberianas



Apenas rezar, realizar rituais e ir à igreja não é o suficiente para garantir um belo lugar no céu, assim os protestantes se deram bem na vida pois através da disciplina ascética, da poupança, da austeridade,do respeito ao dever e da propensão ao trabalho, conseguiram alavancar o capitalismo. Estas últimas características citadas são concomitantemente as bases do protestantismo e do capitalismo, embora , com o passar do tempo, eles tenham seguidos caminhos diferentes.

Destes caminhos opostos, Weber classifica como negativo o avanço do novo sistema,na medida em que há uma valorização extrema do material,do lucro e da razão em detrimento do espírito e do encantamento pela vida. Os indivíduos tornam-se mais frágeis e a educação, que possui como finalidades  transformar indivíduos em seres autônomos e estimular a participação política dos cidadãos, acaba sendo pouco aproveitada.

No entanto, o maior ou o menor estimulo a ela é feito de acordo com as diferentes sociedade, que geram diferentes culturas cujas formas de governo envolvem a burocracia, o domínio de um território e o controle da força. Este ultimo se subdivide em três categorias: carismático-líder envolve e guia seu povo através do seu carisma-, tradicional-o poder sucede-se pelo costume e pela tradição- e legal- em que as leis legitimam o poder do governante.

Dessa maneira foram apresentadas as formas de relacionamento entre o Estado e seu povo, no entanto Weber estuda também as microrrelações entre as pessoas: as ações sociais. Estas são caracterizadas por formarem uma conduta, com significado subjetivo, que visa orientar o próprio comportamento em relação a si e aos outros. Para exemplificar esse conceito, tomemos como base a piscadela: é uma ação social enquanto dirigida a outrem e com significado( como um sinal de paquera ou de mentira), no entanto deixa de ser um ação no sentido weberiano se for apenas um tique nervoso automático.

Para finalizar, é indispensável citar que Weber não acredita no fator econômico como maior influenciador das sociedades e que não há possibilidade de tratar  estas com total distância de forma a estuda-las como coisas, na medida em que somos seres humanos intrinsecamente influenciados por nossas culturas.
Marcela Helena Petroni Pinca - direito diurno

Nenhum comentário:

Postar um comentário