Apenas rezar, realizar rituais e ir à igreja não é o
suficiente para garantir um belo lugar no céu, assim os protestantes se deram
bem na vida pois através da disciplina ascética, da poupança, da austeridade,do
respeito ao dever e da propensão ao trabalho, conseguiram alavancar o
capitalismo. Estas últimas características citadas são concomitantemente as
bases do protestantismo e do capitalismo, embora , com o passar do tempo, eles
tenham seguidos caminhos diferentes.
Destes caminhos opostos, Weber classifica como negativo o
avanço do novo sistema,na medida em que há uma valorização extrema do
material,do lucro e da razão em detrimento do espírito e do encantamento pela
vida. Os indivíduos tornam-se mais frágeis e a educação, que possui como
finalidades transformar indivíduos em
seres autônomos e estimular a participação política dos cidadãos, acaba sendo
pouco aproveitada.
No entanto, o maior ou o menor estimulo a ela é feito de
acordo com as diferentes sociedade, que geram diferentes culturas cujas formas
de governo envolvem a burocracia, o domínio de um território e o controle da
força. Este ultimo se subdivide em três categorias: carismático-líder envolve e
guia seu povo através do seu carisma-, tradicional-o poder sucede-se pelo
costume e pela tradição- e legal- em que as leis legitimam o poder do
governante.
Dessa maneira foram apresentadas as formas de relacionamento
entre o Estado e seu povo, no entanto Weber estuda também as microrrelações
entre as pessoas: as ações sociais. Estas são caracterizadas por formarem uma
conduta, com significado subjetivo, que visa orientar o próprio comportamento
em relação a si e aos outros. Para exemplificar esse conceito, tomemos como
base a piscadela: é uma ação social enquanto dirigida a outrem e com
significado( como um sinal de paquera ou de mentira), no entanto deixa de ser
um ação no sentido weberiano se for apenas um tique nervoso automático.
Para finalizar, é indispensável citar que Weber não acredita
no fator econômico como maior influenciador das sociedades e que não há
possibilidade de tratar estas com total
distância de forma a estuda-las como coisas, na medida em que somos seres
humanos intrinsecamente influenciados por nossas culturas.
Marcela Helena Petroni Pinca - direito diurno
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