Total de visualizações de página (desde out/2009)

sábado, 7 de setembro de 2013

Perspectiva de Max Weber para compreensão dos fenômenos sociais


Max Weber, considerado um dos fundadores da Sociologia, viveu em um período de grandes disputas sobre a metodologia das ciências sociais que começavam a surgir na Europa. Weber utilizou de um diferente recurso metodológico para tentar se aproximar cada vez mais da realidade, visando a  percepção sociológica como um meio e não como um fim. Para ele, a realidade significava algo tão complexo e multifacetado que ao partir de leis gerais para se chegar à realidade, isto é, a compreensão sociológica da ação individual, perdia-se todo o domínio do conhecimento.

Weber entendia a Sociologia como sendo uma ciência da realidade; dessa maneira, a investigação de seu objeto de estudo, o sujeito social, tinha tal finalidade a proporcionar. Para tanto, considerava que ao analisar entes coletivos, devia-se levar em consideração e como foco do estudo a ação dos indivíduos. Essa, portanto, seria a função essencial da Sociologia: compreensão do sentido da ação social.

Sendo o objeto de estudo apenas um fragmento da realidade, Weber desenvolveu uma ferramenta metodológica, para entender os fenômenos sociais, denominada tipo ideal. Esse meio de análise é feito a partir da escolha pelo cientista social dos aspectos considerados mais relevantes da ação do indivíduo.  Ou seja, se Weber fosse analisar um determinado grupo , por exemplo os moradores de rua, escolheria os principais elementos de um tipo ideal para avaliar o grupo. Dessa forma, poderia fazer os seguintes levantamentos desses elementos: indivíduos marginalizados, criminalizados pela sociedade, portadores de problemas físico-psiquícos, desamparados socialmente etc. A partir desses aspectos, Weber acredita que se possa chegar ao domínio do conhecimento e da realidade, a partir da compreensão sociológica da ação individual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário