Para Max Weber, o objeto da sociologia seria a
captação da relação de sentido das ações humanas. Trata-se do método
compreensivo que consiste em entender as causas, os sentidos das ações humanas
e não os aspectos exteriores dessa ação. Se um indivíduo dá um papel a outro,
tem-se que analisar os motivos que o levaram a fazer isso, ou seja, se o pedaço
de papel for um cheque então o sentido da ação é saldar uma dívida. Caso o
papel apenas fosse dado a outra pessoa e essa ação não fosse carregada de
sentido, então ela seria irrelevante para um sociólogo.
O sociólogo faz uma contraposição entre as
ciências humanas e as ciências naturais, entretanto, ele não visa separá-las
totalmente. Para ele, os fenômenos obedecem a uma regularidade causal que
necessitam de um mesmo esquema de prova para ambas as ciências. Todavia, se as
explicações causais são as mesmas, o mesmo não se pode dizer dos tipos de leis
gerais que formulados por cada um dos dois grupos de disciplina.
Max Weber defende a existência de “tipos
ideais” que seriam um processo de conceituação que abstrai dos fenômenos
concretos o que existe de individualizante. Os padrões individuais concretos (típico
das ciências humanas), opõem-se ao conceito generalizante (típico das ciências
naturais) que consiste em retirar do fenômeno concreto aquilo que ele tem de
geral. O sistema de tipos ideais seriam então conceitos definidos por critérios
pessoais, ou seja, trata-se de conceituações do que ele entende pelo termo
empregado, de modo que o leitor entenda o ele diz.
O capitalismo também foi analisado por
Weber. Ele elaborou uma relação direta entre o capitalismo e o protestantismo.
De acordo com sua análise das sociedades ocidentais e orientais, concluiu que
os líderes dos negócios do mundo eram protestantes. Os protestantes teriam
tendência para o racionalismo econômico.
Compreender o sentido das ações humanas é
essencial para entender o pensamento weberiano. É necessário analisar os
fenômenos concretos de modo individualizante. A captação desse sentido não
poderia ser feita apenas pela observação dos fatos. O sistema de tipos ideais
também visa o entendimento do sentido da ação humana, dando a ela um caráter
individualizante.
Virginia Barbosa Melo de Carvalho-Direito Noturno
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