Total de visualizações de página (desde out/2009)

sábado, 7 de setembro de 2013

A COMPREENSÃO DO SENTIDO DAS AÇÕES DOS INDIVÍDUOS

      Para Max Weber, o objeto da sociologia seria a captação da relação de sentido das ações humanas. Trata-se do método compreensivo que consiste em entender as causas, os sentidos das ações humanas e não os aspectos exteriores dessa ação. Se um indivíduo dá um papel a outro, tem-se que analisar os motivos que o levaram a fazer isso, ou seja, se o pedaço de papel for um cheque então o sentido da ação é saldar uma dívida. Caso o papel apenas fosse dado a outra pessoa e essa ação não fosse carregada de sentido, então ela seria irrelevante para um sociólogo.
     O sociólogo faz uma contraposição entre as ciências humanas e as ciências naturais, entretanto, ele não visa separá-las totalmente. Para ele, os fenômenos obedecem a uma regularidade causal que necessitam de um mesmo esquema de prova para ambas as ciências. Todavia, se as explicações causais são as mesmas, o mesmo não se pode dizer dos tipos de leis gerais que formulados por cada um dos dois grupos de disciplina.
     Max Weber defende a existência de “tipos ideais” que seriam um processo de conceituação que abstrai dos fenômenos concretos o que existe de individualizante. Os padrões individuais concretos (típico das ciências humanas), opõem-se ao conceito generalizante (típico das ciências naturais) que consiste em retirar do fenômeno concreto aquilo que ele tem de geral. O sistema de tipos ideais seriam então conceitos definidos por critérios pessoais, ou seja, trata-se de conceituações do que ele entende pelo termo empregado, de modo que o leitor entenda o ele diz.
     O capitalismo também foi analisado por Weber. Ele elaborou uma relação direta entre o capitalismo e o protestantismo. De acordo com sua análise das sociedades ocidentais e orientais, concluiu que os líderes dos negócios do mundo eram protestantes. Os protestantes teriam tendência para o racionalismo econômico.
     Compreender o sentido das ações humanas é essencial para entender o pensamento weberiano. É necessário analisar os fenômenos concretos de modo individualizante. A captação desse sentido não poderia ser feita apenas pela observação dos fatos. O sistema de tipos ideais também visa o entendimento do sentido da ação humana, dando a ela um caráter individualizante.

Virginia Barbosa Melo de Carvalho-Direito Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário