Total de visualizações de página (desde out/2009)

sábado, 7 de setembro de 2013

Corriqueiro Pensamento Weberiano

    “Não gosto das baladas de São Paulo. Lá todos vestem as mesmas roupas de marca que estão na moda, todos bebem a mesma coisa, todos querem chamar atenção e todos se comportam do mesmo jeito, parece até linha de produção. Mas mesmo assim eu fui.
    Sentei no bar e fiquei observando aquele bando. Deveria ter ficado em casa lendo, vendo um filme, mas aquele lugar me intrigava, todos agindo em uníssono. Eu sentia que sabia a próxima ação de cada pessoa. Olha lá, o gordinho levou um fora da menina bonita, e ela caiu nos braços do loiro de olho azul, como sempre...”

    A análise feita pelo personagem do texto constatou que o ser humano age dentro de certos parâmetros, como um estereótipo, quase de forma previsível. Entretanto, o próprio personagem não se encaixa dentro desses parâmetros, ele pensa de forma diferente.
    Max Weber pensou o agir social a partir da segunda afirmativa. Ele afirmou que traçar os parâmetros sociais é apenas o primeiro passo para o estudo sociológico, deve-se olhar além dos estereótipos e reconhecer o indivíduo e sua cosmovisão. O mundo seria completamente diferente, por exemplo, se pessoas como Gandhi e Hitler não tivessem exteriorizados seus pensamentos.
    Apesar do ser humano receber influências exteriores a ele, seu modo de agir e de mobilizar a sociedade não é fruto somente disso. Características intrínsecas do ser humano, como sua história e seu pensamento, também modificam a sociedade de forma geral.

Karina Barbosa de Lima - Direito noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário