O desenvolvimento das
ciências carrega consigo a busca por modelos. Em não raras vezes, notória é a procura,
por parte dos que se lançam às pesquisas científicas, por leis imutáveis,
carregadas de valoração explicativa a quaisquer fenômenos.
O ser humano necessita de estabilidade. Andar por
terrenos movediços traz insegurança, assim, inequívoco afirmar que o anseio por
respostas a todos os fenômenos que envolvem a vida, explica-se pela sede de
segurança que, neste caso, satisfaz-se pelo conhecimento.
Quando falo em fenômenos, refiro-me aos naturais e aos
sociais. Se no campo biológico, no qual o organicismo se expressa de maneira a
propiciar repetições que favorecem a obtenção de fórmulas, teoremas, respostas
aos questionamentos, talvez assim não o seja no âmbito das ciências sociais.
Esta
hipótese foi muito bem levantada por Max Weber. O pensador revela ser preciso
avaliar os fatos motivadores das ações sociais por vários âmbitos. O ser humano
é plurívoco em seu interagir com a natureza e com seus semelhantes. Crer que um
só campo da vida, de maneira unilateral, motiva a pessoa em seus atos, é pensar
a vida minimamente.
E
os atos de um grupo, além dos aspectos revelados no macro, para que sejam
verdadeiramente entendidos, precisam ser estudados de maneira individual. Cada
ser humano manifesta suas paixões de maneira individualizada no seu agir. Ainda
que este agir possa ser explicado em âmbito coletivo, no estudo individual é
que realmente encontramos respostas pautadas de maior certeza.
Além
do âmbito individual, relevante é entender o pensamento de época de um
determinado povo. As sociedades se destruíram e reconstruíram-se ao longo da
história, e, ao se reerguerem, carregam lembranças e buscam agir de forma a não
mais se derrocarem. Isto prova que o tipo ideal de convivência revela-se de
maneira histórico-temporal: observando o que os homens anseiam no seu tempo, entendemos
suas manifestações sociais.
Como
nós hoje temos nossas paixões engrenadas com a tecnologia de nosso tempo, assim
o era no passado, e o será no futuro. Tentando se afastar de seus princípios
axiológicos, o mais possível, bem como estudando pormenorizadamente as atitudes
individuais dentro dos grupos e os seus valores, é que o pesquisador social
achará as concretas razões que determinam as ações sociais praticadas por aqueles.
Postagem referente à aula sobre Max Weber -
Antônio Rogério Lourencini - Direito Noturno.
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