Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 6 de maio de 2012

Auto coação

Durkheim em seu estudo " As regras do Método Sociológico" discorre sobre o que ele define como fato social.Em uma sociedade organizada as pessoas necessitam de regras explícitas e também certos valores morais implícitos nas condutas humanas. Desde a infância o homem vive acostumado a normas valorativas, a criança aprende desde cedo sobre o certo e o errado em uma sociedade ou grupo. Mas para que os valores sejam inseridos na criança é necessária uma coerção, ou seja, para cada ato moralmente condenado há uma sanção. Logo, o ser humano quando adulto tem dentro da própria mente uma coerção imposta por ele mesmo, por sua vivência.  

Para serem aceitos na sociedade e viverem o processo de socialização o homem assimila valores e hábitos julgados corretos por todos com que convive.A própria pessoa cria dentro de si mesma uma punição caso vá em desacordo com as regras sociais, isso porque ela tem consciência de que está sendo vigiada pela sociedade, que irá reprimir qualquer conduta indesejável. Tal situação assemelhan-se com o Panóptico de Jeremy Bentham , estrutura esta baseada no poder coercitivo que cada indivíduo tem dentro de si. Visto que, a pessoa por saber da vigilância mantém-se sempre dentro das regras por medo de uma sanção.  

Durkheim afirma ser o fato social composto por três itens. O primeiro é a coercitividade. O segundo a exterioridade. O terceiro a generalidade.  
O suicídio, por exemplo, quando único não é tido como uma fato social, mas quando começa a ocorrer constantemente em um determinado local passa a ser visto como um fato social que merece atenção da sociologia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário